ORGANIZAÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO DOS VALORES EDUCACIONAIS:
UMA DISCUSSÃO ENTRE OS PRINCÍPIOS ESPECIFICADOS NO ARTIGO 3º DA LEI DE DIRETRIZES
E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDBEN 9.394/96) E O PROFESSOR DE
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48425 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1560 "inscrito_id" => 2085 "titulo" => """ ORGANIZAÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO DOS VALORES EDUCACIONAIS:\r\n UMA DISCUSSÃO ENTRE OS PRINCÍPIOS ESPECIFICADOS NO ARTIGO 3º DA LEI DE DIRETRIZES\r\n E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDBEN 9.394/96) E O PROFESSOR DE """ "resumo" => """ A pesquisa foi desenvolvida a partir da necessidade de analisar a opinião dos docentes da Educação Infantil\r\n diante dos princípios elencados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96), os\r\n quais organizam e fundamentam os valores educacionais. Visando assim, especificamente, identificar a\r\n concepção dos professores diante dos princípios tidos como prioridade para seu exercício e os que na\r\n realidade são colocados em prática, e comparar os atribuídos como prioridades no trabalho docente e aqueles\r\n que são vivenciados no contexto escolar. A base teórica teve como principais autores: Brasil (2008),\r\n Carneiro (2006), Gunther (2003), Lourenço (1995), Marques (1992), Pais (1999) e Valente (2010). A\r\n investigação é do tipo quantitativa, e foi conduzida com quatorze professores da Educação Infantil, em uma\r\n escola da rede municipal de educação do município de Garanhuns-PE. Procedeu-se à aplicação de um\r\n questionário validado aos professores da Educação Infantil. Os instrumentos utilizados para a obtenção dos\r\n dados e levantamento das opiniões foram a pesquisa bibliográfica e o questionário com a técnica survey. Na\r\n busca de pesquisar os princípios, preconizados no Art. 3º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional\r\n (LDBEN 9394/96) e facilitadores da construção dos valores, elegidos prioritários para os educadores e\r\n aqueles que em suma são vivenciados no dia-a-dia do espaço escolar, foi possível identificar a existência\r\n diversificada de opiniões e interpretações acerca de objetivos, prioridades, interesses e descontentamentos. E\r\n além destes, a significativa discordância quanto às prioridades docentes e o que realmente se dar na prática,\r\n mas confirmando a importância dos valores na transformação e desenvolvimento social. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, PRINCÍPIOS, VALORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA9_ID2085_06092018234150.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KACILÂNDIA CESÁRIO GOMES PEDROZA" "autor_nome_curto" => "KACILÂNDIA CESÁRIO" "autor_email" => "kacilandia@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS - ULHT" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48425 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1560 "inscrito_id" => 2085 "titulo" => """ ORGANIZAÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO DOS VALORES EDUCACIONAIS:\r\n UMA DISCUSSÃO ENTRE OS PRINCÍPIOS ESPECIFICADOS NO ARTIGO 3º DA LEI DE DIRETRIZES\r\n E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDBEN 9.394/96) E O PROFESSOR DE """ "resumo" => """ A pesquisa foi desenvolvida a partir da necessidade de analisar a opinião dos docentes da Educação Infantil\r\n diante dos princípios elencados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96), os\r\n quais organizam e fundamentam os valores educacionais. Visando assim, especificamente, identificar a\r\n concepção dos professores diante dos princípios tidos como prioridade para seu exercício e os que na\r\n realidade são colocados em prática, e comparar os atribuídos como prioridades no trabalho docente e aqueles\r\n que são vivenciados no contexto escolar. A base teórica teve como principais autores: Brasil (2008),\r\n Carneiro (2006), Gunther (2003), Lourenço (1995), Marques (1992), Pais (1999) e Valente (2010). A\r\n investigação é do tipo quantitativa, e foi conduzida com quatorze professores da Educação Infantil, em uma\r\n escola da rede municipal de educação do município de Garanhuns-PE. Procedeu-se à aplicação de um\r\n questionário validado aos professores da Educação Infantil. Os instrumentos utilizados para a obtenção dos\r\n dados e levantamento das opiniões foram a pesquisa bibliográfica e o questionário com a técnica survey. Na\r\n busca de pesquisar os princípios, preconizados no Art. 3º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional\r\n (LDBEN 9394/96) e facilitadores da construção dos valores, elegidos prioritários para os educadores e\r\n aqueles que em suma são vivenciados no dia-a-dia do espaço escolar, foi possível identificar a existência\r\n diversificada de opiniões e interpretações acerca de objetivos, prioridades, interesses e descontentamentos. E\r\n além destes, a significativa discordância quanto às prioridades docentes e o que realmente se dar na prática,\r\n mas confirmando a importância dos valores na transformação e desenvolvimento social. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, PRINCÍPIOS, VALORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA9_ID2085_06092018234150.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KACILÂNDIA CESÁRIO GOMES PEDROZA" "autor_nome_curto" => "KACILÂNDIA CESÁRIO" "autor_email" => "kacilandia@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS - ULHT" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }