OS DESAFIOS DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NA ROTINA DA SALA DE AULA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48455 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 973 "inscrito_id" => 2159 "titulo" => "OS DESAFIOS DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NA ROTINA DA SALA DE AULA" "resumo" => """ Resumo\r\n Esta pesquisa foi realizada na disciplina de alfabetização e letramento da Universidade Federal de Alagoas/Campus Sertão e tem como objetivo analisar os desafios do professor alfabetizador a partir de uma análise realizada com uma professora de rede pública municipal, atuante em uma turma multisseriada, pré I e II, 1° e 2° ano do ensino fundamental. O local da pesquisa situa-se na comunidade Serra das Viúvas, área rural do município de Água Branca- AL, especificamente na Escola Municipal de Educação Básica Francisco Pereira Leite. A coleta dos dados foi feita através da fala e da prática da professora selecionada, o que foi o ponto primordial dessa pesquisa, enfatizando fontes imagéticas sobre as atividades exploradas por quatro crianças, duas do 1º e duas do 2º ano, considerando a obtenção de conhecimentos diante a efetivação da prática da professora, caracterizando ainda, uma análise da aprendizagem e desenvolvimento dos sujeitos de acordo com as atividades propostas. A pesquisa é classificada metodologicamente como qualitativa, pois foi utilizado um roteiro com perguntas analíticas, pondo em questão o posicionamento da professora diante os desafios da prática pedagógica. Os embasamentos teóricos estão ancorados nos estudos de, Clagliare (1998), Estácio (2007), Vigotski (2013), trazendo a perspectiva do alfabeto, o ato de alfabetizar as práticas pedagógicas e como o educador tem trabalhado com as dificuldades encontradas em sala e os desafios que permeiam no ensino da leitura. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, DOCÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID2159_27082018224311.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDJANE FREIRE SILVA" "autor_nome_curto" => "EDJANE" "autor_email" => "edjanefreire21@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48455 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 973 "inscrito_id" => 2159 "titulo" => "OS DESAFIOS DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NA ROTINA DA SALA DE AULA" "resumo" => """ Resumo\r\n Esta pesquisa foi realizada na disciplina de alfabetização e letramento da Universidade Federal de Alagoas/Campus Sertão e tem como objetivo analisar os desafios do professor alfabetizador a partir de uma análise realizada com uma professora de rede pública municipal, atuante em uma turma multisseriada, pré I e II, 1° e 2° ano do ensino fundamental. O local da pesquisa situa-se na comunidade Serra das Viúvas, área rural do município de Água Branca- AL, especificamente na Escola Municipal de Educação Básica Francisco Pereira Leite. A coleta dos dados foi feita através da fala e da prática da professora selecionada, o que foi o ponto primordial dessa pesquisa, enfatizando fontes imagéticas sobre as atividades exploradas por quatro crianças, duas do 1º e duas do 2º ano, considerando a obtenção de conhecimentos diante a efetivação da prática da professora, caracterizando ainda, uma análise da aprendizagem e desenvolvimento dos sujeitos de acordo com as atividades propostas. A pesquisa é classificada metodologicamente como qualitativa, pois foi utilizado um roteiro com perguntas analíticas, pondo em questão o posicionamento da professora diante os desafios da prática pedagógica. Os embasamentos teóricos estão ancorados nos estudos de, Clagliare (1998), Estácio (2007), Vigotski (2013), trazendo a perspectiva do alfabeto, o ato de alfabetizar as práticas pedagógicas e como o educador tem trabalhado com as dificuldades encontradas em sala e os desafios que permeiam no ensino da leitura. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, DOCÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID2159_27082018224311.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDJANE FREIRE SILVA" "autor_nome_curto" => "EDJANE" "autor_email" => "edjanefreire21@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }