OS SISTEMAS DE AVALIAÇÃO EXTERNA E SUAS
INFLUÊNCIAS NO CONTEXTO ESCOLAR
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Contudo, o que ocorre de fato é a modificação dos currículos\r\n escolares, a fim de preparar os alunos para os exames, como a Prova Brasil, e o mau uso dos\r\n dados fornecidos pelas avaliações, servindo muitas vezes para a concorrência entre escolas.\r\n Dessa forma, este trabalho tem por objetivo analisar, num recorte microestrutural, as\r\n influências das avaliações em larga escala no contexto escolar, associando-as a estudos\r\n previamente feitos na literatura sobre tal temática. Temos por base pesquisas realizadas por\r\n autores como Werle (2010), Bonamino e Sousa (2012), Chirinéa e Brandão (2015), Freitas\r\n (2014) e Silva (2010). A metodologia consiste na análise da literatura prévia sobre as\r\n avaliações e associação das ideias dos estudiosos com entrevistas realizadas em duas escolas\r\n do município de Campina Grande/PB, uma de ensino fundamental e outra de ensino médio.\r\n Os resultados indicaram a necessidade de melhoria nos sistemas de avaliação, de modo que\r\n seus métodos e dados possam ser mais bem utilizados, além de corroborarem a ideia de que os\r\n conteúdos abordados nos exames das avaliações externas são, por vezes, privilegiados nos\r\n currículos escolares. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. 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