GERENCIAMENTO DO ESTRESSE ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM GRUPOS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47534 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1205 "inscrito_id" => 300 "titulo" => "GERENCIAMENTO DO ESTRESSE ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM GRUPOS" "resumo" => "Várias pesquisas apontam o público universitário como bastante vulnerável ao sofrimento psíquico e ao adoecimento mental. Tendo em vista que a qualidade da aprendizagem é influenciada entre outros fatores, por questões psíquicas e emocionais, o trabalho aqui descrito relata a experiência com intervenções grupais para o gerenciamento do estresse entre estudantes universitários. A proposta executada visou a educação em saúde, em uma abordagem dialógica e contato face-a-face, cujo objetivo foi para além de discutir e apresentar intervenções para lidar com o estresse, promover a saúde mental e reforçar o empoderamento e reconhecimento dos discentes como sujeitos do conhecimento. Para execução desse trabalho, foram desenvolvidas intervenções grupais com o intuito de discutir o reconhecimento e possíveis intervenções para o gerenciamento do estresse e da ansiedade, queixas frequentes entre os discentes. As intervenções envolveram rodas de conversa, oficinas e minicurso. Como resultados, pode-se observar o fortalecimento dos vínculos e o desenvolvimento do suporte emocional espontâneo entre os estudantes, que passaram a reconhecer queixas comuns e perceber possibilidades de modificação dessa realidade a partir do empoderamento e gerenciamento de fatores estressores, reconhecendo seus limites e evitando situações de sobrecarga física e mental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18. Educação Emocional" "palavra_chave" => "ESTRESSE, ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS, GRUPOS, SAÚDEMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA18_ID300_02092018214543.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "YANE FERREIRA MACHADO" "autor_nome_curto" => "YANE FERREIRA" "autor_email" => "yane.ferreira@ufca.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47534 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1205 "inscrito_id" => 300 "titulo" => "GERENCIAMENTO DO ESTRESSE ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM GRUPOS" "resumo" => "Várias pesquisas apontam o público universitário como bastante vulnerável ao sofrimento psíquico e ao adoecimento mental. Tendo em vista que a qualidade da aprendizagem é influenciada entre outros fatores, por questões psíquicas e emocionais, o trabalho aqui descrito relata a experiência com intervenções grupais para o gerenciamento do estresse entre estudantes universitários. A proposta executada visou a educação em saúde, em uma abordagem dialógica e contato face-a-face, cujo objetivo foi para além de discutir e apresentar intervenções para lidar com o estresse, promover a saúde mental e reforçar o empoderamento e reconhecimento dos discentes como sujeitos do conhecimento. Para execução desse trabalho, foram desenvolvidas intervenções grupais com o intuito de discutir o reconhecimento e possíveis intervenções para o gerenciamento do estresse e da ansiedade, queixas frequentes entre os discentes. As intervenções envolveram rodas de conversa, oficinas e minicurso. Como resultados, pode-se observar o fortalecimento dos vínculos e o desenvolvimento do suporte emocional espontâneo entre os estudantes, que passaram a reconhecer queixas comuns e perceber possibilidades de modificação dessa realidade a partir do empoderamento e gerenciamento de fatores estressores, reconhecendo seus limites e evitando situações de sobrecarga física e mental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18. Educação Emocional" "palavra_chave" => "ESTRESSE, ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS, GRUPOS, SAÚDEMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA18_ID300_02092018214543.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "YANE FERREIRA MACHADO" "autor_nome_curto" => "YANE FERREIRA" "autor_email" => "yane.ferreira@ufca.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }