PENSANDO PRÁTICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DE PAULO FREIRE: UMA TOMADA DE CONSCIÊNCIA DO(A) PROFESSOR(A)
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48529 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1312 "inscrito_id" => 4959 "titulo" => "PENSANDO PRÁTICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DE PAULO FREIRE: UMA TOMADA DE CONSCIÊNCIA DO(A) PROFESSOR(A)" "resumo" => "A presente Pesquisa Qualitativa, em andamento, no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Desenvolvimento e Integralidade Humana - GEPEDIH, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade - NEPED, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora tem como objetivo principal pensar práticas educativas inclusivas, refletindo a questão da tomada de consciência por parte de Professores e Professoras da Educação Básica acerca do respeito à diversidade dos(as) alunos(as). A equipe toma como indagações se existe o movimento reflexivo sobre a diversidade por parte dos(as) docentes e se há tomada de consciência em relação à necessidade de reflexão. Iniciando o trabalho o grupo mobilizou-se para o estudo de algumas obras de Paulo Freire, a fim de compreender o conceito de Tomada de Consciência, além das leituras de Bernadette Gatti sobre Formação Continuada de Professores(as) e de Fernando Becker sobre Ser Professor(a) Pesquisador(a), que embasaram as problematizações expostas. O instrumento utilizado para coleta de dados foi uma entrevista semi-estruturada, visando provocar uma discussão com as docentes, convidadas até o momento, referente à sua atuação. Ressalta-se que a perspectiva Freiriana constitui a nossa base epistemológica, tendo em vista sua relação democrática em busca de uma educação inclusiva e emancipadora e, também, que pretende-se expandir a amostra investigativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "TOMADA DE CONSCIÊNCIA, PRÁTICAS INCLUSIVAS, EDUCAÇÃO BÁSICA, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID4959_04092018144714.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:33" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLÁVIA ALVES BONSANTO " "autor_nome_curto" => "FLÁVIA" "autor_email" => "flavinhabonsanto@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48529 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1312 "inscrito_id" => 4959 "titulo" => "PENSANDO PRÁTICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DE PAULO FREIRE: UMA TOMADA DE CONSCIÊNCIA DO(A) PROFESSOR(A)" "resumo" => "A presente Pesquisa Qualitativa, em andamento, no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Desenvolvimento e Integralidade Humana - GEPEDIH, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade - NEPED, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora tem como objetivo principal pensar práticas educativas inclusivas, refletindo a questão da tomada de consciência por parte de Professores e Professoras da Educação Básica acerca do respeito à diversidade dos(as) alunos(as). A equipe toma como indagações se existe o movimento reflexivo sobre a diversidade por parte dos(as) docentes e se há tomada de consciência em relação à necessidade de reflexão. Iniciando o trabalho o grupo mobilizou-se para o estudo de algumas obras de Paulo Freire, a fim de compreender o conceito de Tomada de Consciência, além das leituras de Bernadette Gatti sobre Formação Continuada de Professores(as) e de Fernando Becker sobre Ser Professor(a) Pesquisador(a), que embasaram as problematizações expostas. O instrumento utilizado para coleta de dados foi uma entrevista semi-estruturada, visando provocar uma discussão com as docentes, convidadas até o momento, referente à sua atuação. Ressalta-se que a perspectiva Freiriana constitui a nossa base epistemológica, tendo em vista sua relação democrática em busca de uma educação inclusiva e emancipadora e, também, que pretende-se expandir a amostra investigativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "TOMADA DE CONSCIÊNCIA, PRÁTICAS INCLUSIVAS, EDUCAÇÃO BÁSICA, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID4959_04092018144714.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:33" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLÁVIA ALVES BONSANTO " "autor_nome_curto" => "FLÁVIA" "autor_email" => "flavinhabonsanto@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }