PERCEPÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO DE ESTUDANTES A PARTIR DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM FOCO NAS RELAÇÕES CTS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48548 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 769 "inscrito_id" => 7733 "titulo" => "PERCEPÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO DE ESTUDANTES A PARTIR DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM FOCO NAS RELAÇÕES CTS" "resumo" => """ O ensino com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) representa uma estratégia que vem se consolidando, sendo respaldada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) como forma de Educação Tecnológica. A educação científica usando CTS fornece suporte para desenvolver um pensamento crítico (PC) e mobilizar para a melhoria da qualidade de vida. Assim, a pesquisa em andamento visa perceber o impacto que uma sequência didática sobre as relações CTS pode ter sobre o pensamento crítico dos estudantes. \r\n A atividade completa compreende dez aulas compreendendo: questionário inicial, vídeos para discussões sobre as relações CTS, sequência didática (situação problema) e questionário final. Os métodos de coleta de dados são: observação, aplicação de questionários (inicial e final) e análise documental, adequadas à pesquisa-ação. Os documentos avaliados são os guias de observação/acompanhamento e os questionários inicial e final. Além disso, é feito registro através de caderno de campo e gravações de vídeo. A análise para percepção das concepções dos estudantes sobre as relações CTS e sobre a situação do PC foi aplicada principalmente sobre os questionários inicial e final. \r\n A sequência didática foi aplicada no semestre de 2017.2 em caráter protótipo e está sendo aplicada formalmente no semestre de 2018.1. Para a turma de 2017.2 foi feita uma análise dos dados coletados, mas a análise da turma de 2018.1 ainda está em andamento.\r\n Na aplicação protótipo foi possível perceber alterações na análise dos estudantes tanto sobre as relações CTS quanto sobre o PC. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS), ENSINO DE CIÊNCIAS, PENSAMENTO CRÍTICO (PC), SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD)" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID7733_21082018093258.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:33" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÔNICA SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "MÔNICA SILVEIRA" "autor_email" => "monica.silveira@ifba.edu." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48548 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 769 "inscrito_id" => 7733 "titulo" => "PERCEPÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO DE ESTUDANTES A PARTIR DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM FOCO NAS RELAÇÕES CTS" "resumo" => """ O ensino com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) representa uma estratégia que vem se consolidando, sendo respaldada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) como forma de Educação Tecnológica. A educação científica usando CTS fornece suporte para desenvolver um pensamento crítico (PC) e mobilizar para a melhoria da qualidade de vida. Assim, a pesquisa em andamento visa perceber o impacto que uma sequência didática sobre as relações CTS pode ter sobre o pensamento crítico dos estudantes. \r\n A atividade completa compreende dez aulas compreendendo: questionário inicial, vídeos para discussões sobre as relações CTS, sequência didática (situação problema) e questionário final. Os métodos de coleta de dados são: observação, aplicação de questionários (inicial e final) e análise documental, adequadas à pesquisa-ação. Os documentos avaliados são os guias de observação/acompanhamento e os questionários inicial e final. Além disso, é feito registro através de caderno de campo e gravações de vídeo. A análise para percepção das concepções dos estudantes sobre as relações CTS e sobre a situação do PC foi aplicada principalmente sobre os questionários inicial e final. \r\n A sequência didática foi aplicada no semestre de 2017.2 em caráter protótipo e está sendo aplicada formalmente no semestre de 2018.1. Para a turma de 2017.2 foi feita uma análise dos dados coletados, mas a análise da turma de 2018.1 ainda está em andamento.\r\n Na aplicação protótipo foi possível perceber alterações na análise dos estudantes tanto sobre as relações CTS quanto sobre o PC. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS), ENSINO DE CIÊNCIAS, PENSAMENTO CRÍTICO (PC), SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD)" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID7733_21082018093258.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:33" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÔNICA SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "MÔNICA SILVEIRA" "autor_email" => "monica.silveira@ifba.edu." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }