PIPEX NA ZONA RURAL: AVALIAÇÃO DAS POSSIBILIDADES DE
DESENVOLVIMENTO ATRAVÉS DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA
PERSPECTIVA DE HENRI WALLON
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48596 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4148 "inscrito_id" => 2729 "titulo" => """ PIPEX NA ZONA RURAL: AVALIAÇÃO DAS POSSIBILIDADES DE\r\n DESENVOLVIMENTO ATRAVÉS DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA\r\n PERSPECTIVA DE HENRI WALLON """ "resumo" => """ Este presente trabalho, elaborado a partir de uma atividade desenvolvida durante a disciplina\r\n de Fundamentos Psicológicos da Educação, tem como objetivo reconhecer e analisar as formas pelas\r\n quais o meio escolar promove o desenvolvimentointegral dos indivíduos, a partir do marco teórico de\r\n Henri Wallon. Dentro desta perspectiva, foi avaliada uma unidade municipal de ensino no município\r\n de Passira/PE, estudando-a desde as possibilidades e limites que esta instituição propicia para seus\r\n estudantes em cada dimensão funcional primordial para o desenvolvimento – afetividade, motricidade\r\n e cognição –, até a compreensão de como a pessoa deve ser vista integrada ao meio do qual é parte e\r\n no qual, ao mesmo tempo, se constitui. Para tanto, foram observadas características da estrutura física\r\n da instituição, da relação professor-aluno e da proposta pedagógica e metodologias de ensino\r\n adotadas, prioritariamente nas atividades de ciências desenvolvidas em séries finais do ensino\r\n fundamental pelo PIPEX (Programa Institucional de Pesquisa Ensino e Extensão). A partir de tais\r\n elementos, realizamos uma análise à luz da teoria Walloniana buscando compreender os caminhos\r\n pelos quais esta escola favorece as interações no processo de ensino e aprendizagem bem como o\r\n desenvolvimento da pessoa completa. A avaliação aqui realizada, portanto, mostrou-se essencial e\r\n indispensável para compreender como os indivíduos em contato com a cultura escolar e com pares\r\n mais experientes conseguem avançar em suas aprendizagens e no desenvolvimento de novas\r\n potencialidades. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05. Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => "INTERAÇÃO, ENSINO, APRENDIZAGEM, PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA5_ID2729_17092018183808.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:33" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO EMANUEL CELESTINO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "AMARAL SANTOS" "autor_email" => "mlkamaral_2012@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48596 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4148 "inscrito_id" => 2729 "titulo" => """ PIPEX NA ZONA RURAL: AVALIAÇÃO DAS POSSIBILIDADES DE\r\n DESENVOLVIMENTO ATRAVÉS DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA\r\n PERSPECTIVA DE HENRI WALLON """ "resumo" => """ Este presente trabalho, elaborado a partir de uma atividade desenvolvida durante a disciplina\r\n de Fundamentos Psicológicos da Educação, tem como objetivo reconhecer e analisar as formas pelas\r\n quais o meio escolar promove o desenvolvimentointegral dos indivíduos, a partir do marco teórico de\r\n Henri Wallon. Dentro desta perspectiva, foi avaliada uma unidade municipal de ensino no município\r\n de Passira/PE, estudando-a desde as possibilidades e limites que esta instituição propicia para seus\r\n estudantes em cada dimensão funcional primordial para o desenvolvimento – afetividade, motricidade\r\n e cognição –, até a compreensão de como a pessoa deve ser vista integrada ao meio do qual é parte e\r\n no qual, ao mesmo tempo, se constitui. Para tanto, foram observadas características da estrutura física\r\n da instituição, da relação professor-aluno e da proposta pedagógica e metodologias de ensino\r\n adotadas, prioritariamente nas atividades de ciências desenvolvidas em séries finais do ensino\r\n fundamental pelo PIPEX (Programa Institucional de Pesquisa Ensino e Extensão). A partir de tais\r\n elementos, realizamos uma análise à luz da teoria Walloniana buscando compreender os caminhos\r\n pelos quais esta escola favorece as interações no processo de ensino e aprendizagem bem como o\r\n desenvolvimento da pessoa completa. A avaliação aqui realizada, portanto, mostrou-se essencial e\r\n indispensável para compreender como os indivíduos em contato com a cultura escolar e com pares\r\n mais experientes conseguem avançar em suas aprendizagens e no desenvolvimento de novas\r\n potencialidades. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05. Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => "INTERAÇÃO, ENSINO, APRENDIZAGEM, PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA5_ID2729_17092018183808.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:33" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO EMANUEL CELESTINO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "AMARAL SANTOS" "autor_email" => "mlkamaral_2012@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }