POR UM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA VOLTADO ÀS
PRÁTICAS SOCIAIS: BREVES REFLEXÕES SOBRE GÊNEROS
DISCURSIVOS, GRAMÁTICA E LETRAMENTO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48640 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4042 "inscrito_id" => 11338 "titulo" => """ POR UM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA VOLTADO ÀS\r\n PRÁTICAS SOCIAIS: BREVES REFLEXÕES SOBRE GÊNEROS\r\n DISCURSIVOS, GRAMÁTICA E LETRAMENTO """ "resumo" => """ RESUMO: Este artigo surge de inquietações a partir da análise de gramáticas escolares e livros\r\n didáticos. Ficou perceptível que, diante de material desse tipo, na atualidade, as aulas de língua\r\n materna continuam centradas na linguística de vertente estrutural. Assim, percebe-se, quase que\r\n ausentes, os aspectos epilinguísticos e sociointeracionais contribuintes necessários ao conhecimento\r\n com relevância social do idioma nativo para se impor aos alunos longos exercícios de análise formal.\r\n O presente trabalho objetiva reconhecer que os gêneros discursivos devem constituir o centro do\r\n ensino voltado para o letramento, leitura como prática social. Dessa forma, objetivando redirecionar o\r\n foco das aulas de língua materna, procurou-se à luz de Marcuschi (2018), Ingedore e Elias (2007)\r\n conceituar as concepções de linguagem a fim de centrar o trabalho escolar em uma perspectiva de\r\n práticas de letramento. Buscando ainda aporte teórico em Bakhtin (2004), reconhece-se que os\r\n trabalhos com gêneros textuais são basilares, em sua forma, composição e conteúdo; para o\r\n distanciamento de aula de gramática puramente metalinguística como propõem, mesmo\r\n contemporâneos, os materiais didáticos. Sugere-se, aqui, com base nos preceitos de Sequências\r\n Didáticas por Dolz e Schneuwly (2011), uma breve proposta com a pretensão de englobar leitura,\r\n escrita e atividades de reflexão sobre a língua em situações de uso. Compreende-se que a pedagogia de\r\n ensino, tendo como atividades com os mais diversos gêneros, promove o letramento, pois permite ao\r\n aluno autonomia frente o contexto cultural que envolve os textos, reconhecendo a norma-padrão como\r\n um dos recursos para interagirem em diferentes domínios sociais. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LINGUAGEM, ENSINO, LETRAMENTO, GÊNEROS DISCURSIVOS, GÊNEROS DISCURSIVOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID11338_17092018165212.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDITO ROMÃO DA SILVA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "EDITO" "autor_email" => "editoromao@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48640 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4042 "inscrito_id" => 11338 "titulo" => """ POR UM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA VOLTADO ÀS\r\n PRÁTICAS SOCIAIS: BREVES REFLEXÕES SOBRE GÊNEROS\r\n DISCURSIVOS, GRAMÁTICA E LETRAMENTO """ "resumo" => """ RESUMO: Este artigo surge de inquietações a partir da análise de gramáticas escolares e livros\r\n didáticos. Ficou perceptível que, diante de material desse tipo, na atualidade, as aulas de língua\r\n materna continuam centradas na linguística de vertente estrutural. Assim, percebe-se, quase que\r\n ausentes, os aspectos epilinguísticos e sociointeracionais contribuintes necessários ao conhecimento\r\n com relevância social do idioma nativo para se impor aos alunos longos exercícios de análise formal.\r\n O presente trabalho objetiva reconhecer que os gêneros discursivos devem constituir o centro do\r\n ensino voltado para o letramento, leitura como prática social. Dessa forma, objetivando redirecionar o\r\n foco das aulas de língua materna, procurou-se à luz de Marcuschi (2018), Ingedore e Elias (2007)\r\n conceituar as concepções de linguagem a fim de centrar o trabalho escolar em uma perspectiva de\r\n práticas de letramento. Buscando ainda aporte teórico em Bakhtin (2004), reconhece-se que os\r\n trabalhos com gêneros textuais são basilares, em sua forma, composição e conteúdo; para o\r\n distanciamento de aula de gramática puramente metalinguística como propõem, mesmo\r\n contemporâneos, os materiais didáticos. Sugere-se, aqui, com base nos preceitos de Sequências\r\n Didáticas por Dolz e Schneuwly (2011), uma breve proposta com a pretensão de englobar leitura,\r\n escrita e atividades de reflexão sobre a língua em situações de uso. Compreende-se que a pedagogia de\r\n ensino, tendo como atividades com os mais diversos gêneros, promove o letramento, pois permite ao\r\n aluno autonomia frente o contexto cultural que envolve os textos, reconhecendo a norma-padrão como\r\n um dos recursos para interagirem em diferentes domínios sociais. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LINGUAGEM, ENSINO, LETRAMENTO, GÊNEROS DISCURSIVOS, GÊNEROS DISCURSIVOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID11338_17092018165212.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDITO ROMÃO DA SILVA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "EDITO" "autor_email" => "editoromao@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }