PROFESSOR PESQUISADOR: CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES NO CONTEXTO DE SUA PRÁTICA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48733 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3689 "inscrito_id" => 8879 "titulo" => "PROFESSOR PESQUISADOR: CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES NO CONTEXTO DE SUA PRÁTICA" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo conscientizar os professores em uma forma de investigar sua sala de aula, usando os saberes essenciais para a aprendizagem do aluno. Por isso, o trabalho vem debater a importância do professor pesquisador como forma de investigador na sala de aula e inovar em suas metodologias, aperfeiçoando sua prática. O papel formador da pesquisa na graduação está colocado para além da sua função social de produção de conhecimento com vistas às demandas da sociedade, principalmente quando se compreende a formação numa dimensão reflexiva e permanente, que decorre do pensamento crítico, atingindo um sentido pedagógico. A pesquisa pode contribuir para mudanças na visão de mundo dos estudantes iniciantes, já que é uma atividade problematizadora da realidade, o que pode levá-los a se engajarem em projetos de uma sociedade mais justa e menos desigual. Para corresponder a prática investigativa, os docentes precisam ter os saberes diversificados e ao mesmo tempo buscar formação para a prática, complementando os interesses dos alunos. Sendo assim, os saberes docentes falam das várias formas que o professor utiliza para ensinar, transmitir seus conhecimentos e seus saberes diferencia na prática de cada professor. Portanto, este estudo permitiu analisar que na literatura educacional, há ênfase na necessidade de formar o professor-pesquisador. É viável que o docente excite nos alunos uma postura crítica, indagando os mesmo a transformar o meio em que vivem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => ": PROFESSOR PESQUISADOR, SABERES DOCENTES, PRÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID8879_16092018205735.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIA FERREIRA DA LUZ" "autor_nome_curto" => "LILIA" "autor_email" => "liliandaluz@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48733 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3689 "inscrito_id" => 8879 "titulo" => "PROFESSOR PESQUISADOR: CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES NO CONTEXTO DE SUA PRÁTICA" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo conscientizar os professores em uma forma de investigar sua sala de aula, usando os saberes essenciais para a aprendizagem do aluno. Por isso, o trabalho vem debater a importância do professor pesquisador como forma de investigador na sala de aula e inovar em suas metodologias, aperfeiçoando sua prática. O papel formador da pesquisa na graduação está colocado para além da sua função social de produção de conhecimento com vistas às demandas da sociedade, principalmente quando se compreende a formação numa dimensão reflexiva e permanente, que decorre do pensamento crítico, atingindo um sentido pedagógico. A pesquisa pode contribuir para mudanças na visão de mundo dos estudantes iniciantes, já que é uma atividade problematizadora da realidade, o que pode levá-los a se engajarem em projetos de uma sociedade mais justa e menos desigual. Para corresponder a prática investigativa, os docentes precisam ter os saberes diversificados e ao mesmo tempo buscar formação para a prática, complementando os interesses dos alunos. Sendo assim, os saberes docentes falam das várias formas que o professor utiliza para ensinar, transmitir seus conhecimentos e seus saberes diferencia na prática de cada professor. Portanto, este estudo permitiu analisar que na literatura educacional, há ênfase na necessidade de formar o professor-pesquisador. É viável que o docente excite nos alunos uma postura crítica, indagando os mesmo a transformar o meio em que vivem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => ": PROFESSOR PESQUISADOR, SABERES DOCENTES, PRÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID8879_16092018205735.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIA FERREIRA DA LUZ" "autor_nome_curto" => "LILIA" "autor_email" => "liliandaluz@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }