Pesquisas nos mostra que em quase sua totalidade a zona rural brasileira não dispõe de internet, fazendo com que as pessoas que ali habitam não tenham acesso e/ou até desconheçam a sua existência. Visando esta deficiência este artigo cita ideias e propostas de atividades que busca e efetiva o contato dos gêneros textuais em sala de aula, trabalhando de maneira lúdica para que a sua aprendizagem seja satisfatória. Desta forma, contribuir com práticas educativas que leve até ao alunado o conhecimento da internet. Entendemos que a educação no campo rural sofre com a falta de recursos que afeta a aprendizagem como um todo. Tais obstáculos criam barreiras que exclui e torna de forma esquecida e marginalizada a aprendizagem no campo. Tomamos como referência para a nossa abordagem metodológica, variados textos da internet, os quais disponham de questões sociais, populares, culturais e cotidianas, assim como também os gêneros textuais mais comuns para que desta maneira os mesmos contribuam no crescimento reflexivo do aluno. Assim, este estudo propicia um trabalho inovador através de estratégias de ensino, relacionadas à diversidade textual no contexto cultural.