A ação do homem no meio tem desencadeado um quadro de quebra sinérgica. As múltiplas consequências do consumo desmedido de bens, a geração de resíduos sólidos, as diversas doenças de veiculação hídrica em consequência do lançamento de efluente sem tratamento, a escassez de água potável, são respostas da natureza que retratam a extensão dessa problemática. O presente trabalho foi realizado com 52 alunos de faixa etária entre 13 e 15 anos do 10 médio de uma escola particular de Campina Grande-PB, e pretendeu uma mobilização do grupo para a identificação dos principais desequilíbrios ambientais em nossa localidade através de registro fotográfico e também provocar uma mudança de atitude de cada integrante para maior preservação de seu meio. O trabalho foi desenvolvido durante 30 dias, a primeira parte em sala de aula através de apresentações em slides, exibição de vídeo documentários e trabalho com música, a segunda parte no próprio campo de coleta dos dados. Foram produzidos 11(onze) pôsteres em lona 100x70 cm, que foram apresentados em sala e posteriormente para a comunidade escolar. Os resultados obtidos qualitativos e quantitativos revelaram significativo envolvimento dos alunos. 94,23% dos participantes pontuaram se considerar também responsáveis pelo equilíbrio do ambiente, 63,46% admitiram ter agregado mudanças postura no sentido da preservação ambiental, destes, 42,42% citaram não mais descartar lixo no solo e 30,3% passaram a selecionar o lixo em casa. 100% dos alunos apresentaram aumento em suas médias do 20 bimestre. Considera-se que houve satisfatório inicio de um trabalho de educação ambiental.