REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO DO ESTUDANTE AUTISTA NUMA ESCOLA PÚBLICA DE PENEDO/AL
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48861 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2425 "inscrito_id" => 10350 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO DO ESTUDANTE AUTISTA NUMA ESCOLA PÚBLICA DE PENEDO/AL" "resumo" => "A presente pesquisa faz parte do projeto de trabalho de conclusão de curso em andamento “O Processo de Inclusão de Estudantes Autistas nas Escolas de Penedo-AL” da graduanda, que está vinculado ao estágio supervisionado. O autismo é um transtorno global do desenvolvimento que caracteriza-se principalmente pela dificuldade de interação social e estereotipias. Todavia já fora comprovada a importância que a inclusão escolar tem no desenvolvimento cognitivo de crianças autistas, entretanto as escolas não são inclusivas. Esta pesquisa tem o intuito de promover uma discussão ao abordar sobre a inexistência de profissionais específicos em educação inclusiva nas escolas de ensino básico. Os caminhos metodológicos do projeto decorrem da identificação de uma escola de ensino básico da cidade de Penedo-AL em que hajam alunos diagnosticados com TEA matriculados, tal como realizar uma análise descritiva da integração desses estudantes no âmbito escolar e averiguar se esta integração dar-se-á em inclusão. Este trabalho encaminha-se mediante a uma pesquisa qualitativa (GODOY,1995) e do estudo de caso (GOODE & HATT, 1973; TRIVIÑOS, 2009), cujo desígnio é promover mais conscientização, possibilitando com dados plausíveis reivindicar as escolas e órgãos públicos a mudança do cenário que hoje impera no município, na esperança de termos um futuro mais inclusivo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, AUTISMO, ESCOLA PÚBLICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA11_ID10350_10092018111600.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILLY TAMIRES ALVES ARAUJO" "autor_nome_curto" => "EMILLY ALVES" "autor_email" => "emilly.bio@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48861 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2425 "inscrito_id" => 10350 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO DO ESTUDANTE AUTISTA NUMA ESCOLA PÚBLICA DE PENEDO/AL" "resumo" => "A presente pesquisa faz parte do projeto de trabalho de conclusão de curso em andamento “O Processo de Inclusão de Estudantes Autistas nas Escolas de Penedo-AL” da graduanda, que está vinculado ao estágio supervisionado. O autismo é um transtorno global do desenvolvimento que caracteriza-se principalmente pela dificuldade de interação social e estereotipias. Todavia já fora comprovada a importância que a inclusão escolar tem no desenvolvimento cognitivo de crianças autistas, entretanto as escolas não são inclusivas. Esta pesquisa tem o intuito de promover uma discussão ao abordar sobre a inexistência de profissionais específicos em educação inclusiva nas escolas de ensino básico. Os caminhos metodológicos do projeto decorrem da identificação de uma escola de ensino básico da cidade de Penedo-AL em que hajam alunos diagnosticados com TEA matriculados, tal como realizar uma análise descritiva da integração desses estudantes no âmbito escolar e averiguar se esta integração dar-se-á em inclusão. Este trabalho encaminha-se mediante a uma pesquisa qualitativa (GODOY,1995) e do estudo de caso (GOODE & HATT, 1973; TRIVIÑOS, 2009), cujo desígnio é promover mais conscientização, possibilitando com dados plausíveis reivindicar as escolas e órgãos públicos a mudança do cenário que hoje impera no município, na esperança de termos um futuro mais inclusivo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, AUTISMO, ESCOLA PÚBLICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA11_ID10350_10092018111600.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILLY TAMIRES ALVES ARAUJO" "autor_nome_curto" => "EMILLY ALVES" "autor_email" => "emilly.bio@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }