RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE: PROJETO UTILIZANDO O PETRÓLEO COMO TEMA PARA O ESTUDO DOS HIDROCARBONETOS EM PRÁTICA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UMA TURMA DA 3ª SÉRIE DE UM COLÉGIO ESTADUAL
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48909 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3065 "inscrito_id" => 3427 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE: PROJETO UTILIZANDO O PETRÓLEO COMO TEMA PARA O ESTUDO DOS HIDROCARBONETOS EM PRÁTICA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UMA TURMA DA 3ª SÉRIE DE UM COLÉGIO ESTADUAL" "resumo" => "O artigo tem o objetivo de promover uma aprendizagem mais significativa, que incentive os estudantes ao estudo da química orgânica, com ênfase aos hidrocarbonetos, aproximando o conteúdo visto no ambiente de aprendizagem com o cotidiano. O projeto adotado não é exclusivo para o ensino de ciências e pode ser trabalhado também em outros componentes curriculares, principalmente para contextualizar os conceitos e tornar a aula mais atraente. Os estudantes são estimulados a trabalharem em grupo para demonstrarem toda a criatividade nas diferentes formas de abordagem do tema. Para isso, o projeto foi realizado em uma turma da 3ª série do Ensino Médio em um Colégio Estadual, durante o Estágio Supervisionado em Química III, no qual ocorreu em três etapas: debates em sala, confecção de stands e produção de textos. Os debates foram fundamentados em pesquisas feitas em casa pelos educandos que tinham o intuito de discutir a variedade dos materiais derivados do petróleo. No segundo momento a turma foi dividida em três grupos para criação de stands acerca dos conceitos trabalhados nas aulas. E a terceira etapa se deu na produção de um texto, com algumas palavras-chave dada pela estagiária, no qual foi uma atividade de grande relevância para os educandos por retomar todo o conteúdo discutido nas aulas e apresentado pelos colegas. A turma demonstrou grande interesse em participar das atividades e melhor assimilação dos conceitos, principalmente os estudantes com mais dificuldade. O projeto pretende também mostrar outros métodos de ensino para uma aprendizagem de maior relevância." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "QUÍMICA, PETRÓLEO, HIDROCARBONETOS, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID3427_10092018225038.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISLAINE AMORIM SANTOS" "autor_nome_curto" => "GISLAINE" "autor_email" => "gis.aamorim@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48909 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3065 "inscrito_id" => 3427 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE: PROJETO UTILIZANDO O PETRÓLEO COMO TEMA PARA O ESTUDO DOS HIDROCARBONETOS EM PRÁTICA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UMA TURMA DA 3ª SÉRIE DE UM COLÉGIO ESTADUAL" "resumo" => "O artigo tem o objetivo de promover uma aprendizagem mais significativa, que incentive os estudantes ao estudo da química orgânica, com ênfase aos hidrocarbonetos, aproximando o conteúdo visto no ambiente de aprendizagem com o cotidiano. O projeto adotado não é exclusivo para o ensino de ciências e pode ser trabalhado também em outros componentes curriculares, principalmente para contextualizar os conceitos e tornar a aula mais atraente. Os estudantes são estimulados a trabalharem em grupo para demonstrarem toda a criatividade nas diferentes formas de abordagem do tema. Para isso, o projeto foi realizado em uma turma da 3ª série do Ensino Médio em um Colégio Estadual, durante o Estágio Supervisionado em Química III, no qual ocorreu em três etapas: debates em sala, confecção de stands e produção de textos. Os debates foram fundamentados em pesquisas feitas em casa pelos educandos que tinham o intuito de discutir a variedade dos materiais derivados do petróleo. No segundo momento a turma foi dividida em três grupos para criação de stands acerca dos conceitos trabalhados nas aulas. E a terceira etapa se deu na produção de um texto, com algumas palavras-chave dada pela estagiária, no qual foi uma atividade de grande relevância para os educandos por retomar todo o conteúdo discutido nas aulas e apresentado pelos colegas. A turma demonstrou grande interesse em participar das atividades e melhor assimilação dos conceitos, principalmente os estudantes com mais dificuldade. O projeto pretende também mostrar outros métodos de ensino para uma aprendizagem de maior relevância." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "QUÍMICA, PETRÓLEO, HIDROCARBONETOS, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID3427_10092018225038.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISLAINE AMORIM SANTOS" "autor_nome_curto" => "GISLAINE" "autor_email" => "gis.aamorim@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }