A resolução de problema é uma atividade inerente ao processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Nesta pesquisa, pretende-se abordá-la como uma metodologia de ensino capaz de motivar os alunos a construírem ativamente o seu conhecimento. Assim, este trabalho tem como objetivo aplicar a metodologia de resolução de problemas como uma ferramenta pedagógica para a construção significativa dos conceitos e aplicações de Ângulos no 6º ano do ensino fundamental. Para aplicar a resolução de problemas, foi feito um estudo de campo com 22 alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola de Petrolina-PE, realizando-se uma análise qualitativa das observações e dos processos avaliativos, para verificar e identificar as vantagens e dificuldades dessa metodologia, para o professor e o aluno. Após a aplicação das atividades, verificou-se que o ensino baseado em desafios e questionamentos, por meio dos problemas geradores, mostrou-se capaz de despertar nos alunos a ação e o desejo pela pesquisa, desenvolvendo novas posturas e responsabilidades, possibilitando a construção ativa e participativa do conhecimento. Assim, o professor exerce um papel fundamental de orientador, facilitador e instigador de descobertas, sendo o responsável por transformar a sala de aula em um ambiente de aprendizagem, um laboratório de pesquisa e experimentação, no qual os erros e acertos foram explorados para a condução da aprendizagem. Portanto, a resolução de problemas é uma metodologia de ensino que possibilita ao aluno aprender em um contexto interativo, motivador e desafiante, contribuindo para que o discente construa conhecimentos necessários à compreensão do mundo em que vive.