TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA: ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ INÁCIO CAVALCANTI DA SILVA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49070 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3279 "inscrito_id" => 2951 "titulo" => "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA: ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ INÁCIO CAVALCANTI DA SILVA" "resumo" => """ RESUMO\r\n \r\n A presença das tecnologias e seus recursos midiáticos, requer das instituições de ensino e do professor novas posturas frente ao processo de ensino e aprendizagem. Em especial na educação, visando o ensino de Língua Portuguesa, o uso de qualquer recurso tecnológico exige mudança na prática docente, proporcionando experiências significativas para os alunos, além de inovar com as metodologias de ensino, beneficiando todos os envolvidos no processo. É comum falar em utilização de novas tecnologias no processo de ensino aprendizagem. Entretanto, na ambiência escolar, nem sempre essa prática é concretizada.\r\n O presente trabalho propõe a reflexão sobre as TICS aplicadas pelos professores da Escola Municipal José Inácio Cavalcanti da Silva, as dificuldades de introdução dessas mídias e sobretudo o aspecto de melhorias vislumbrando o ensino de Língua Portuguesa. \r\n Diante das proposições, investigou-se o uso das TICS no trabalho pedagógico dos professores levando em consideração as dificuldades que enfrentam com relação ao uso desse instrumental e sua importância como metodologia de ensino visando uma aprendizagem mais substancial na disciplina de LP. Essas informações adquiridas por meio de pesquisas de campo, subsidiaram a utilização de recursos existentes e o que determina a não utilização desse aparato na prática pedagógica. \r\n Com base nos resultados obtidos, verificou-se que é preciso um maior desdobramento por parte dos envolvidos na melhoria da qualidade nesse nível de ensino, como: a introdução de novas tecnologias, a formação e conscientização de professores e gestores sobre a utilização de tais recursos, e ainda a aquisição desses equipamentos pelos órgãos competentes.\r\n . """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "IMPORTÂNCIA DAS TICS, ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID2951_12092018154206.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA REJANE NASCIMENTO OLIVEIRA SOUSA" "autor_nome_curto" => "ANDREZA" "autor_email" => "arnosousa@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49070 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3279 "inscrito_id" => 2951 "titulo" => "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA: ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ INÁCIO CAVALCANTI DA SILVA" "resumo" => """ RESUMO\r\n \r\n A presença das tecnologias e seus recursos midiáticos, requer das instituições de ensino e do professor novas posturas frente ao processo de ensino e aprendizagem. Em especial na educação, visando o ensino de Língua Portuguesa, o uso de qualquer recurso tecnológico exige mudança na prática docente, proporcionando experiências significativas para os alunos, além de inovar com as metodologias de ensino, beneficiando todos os envolvidos no processo. É comum falar em utilização de novas tecnologias no processo de ensino aprendizagem. Entretanto, na ambiência escolar, nem sempre essa prática é concretizada.\r\n O presente trabalho propõe a reflexão sobre as TICS aplicadas pelos professores da Escola Municipal José Inácio Cavalcanti da Silva, as dificuldades de introdução dessas mídias e sobretudo o aspecto de melhorias vislumbrando o ensino de Língua Portuguesa. \r\n Diante das proposições, investigou-se o uso das TICS no trabalho pedagógico dos professores levando em consideração as dificuldades que enfrentam com relação ao uso desse instrumental e sua importância como metodologia de ensino visando uma aprendizagem mais substancial na disciplina de LP. Essas informações adquiridas por meio de pesquisas de campo, subsidiaram a utilização de recursos existentes e o que determina a não utilização desse aparato na prática pedagógica. \r\n Com base nos resultados obtidos, verificou-se que é preciso um maior desdobramento por parte dos envolvidos na melhoria da qualidade nesse nível de ensino, como: a introdução de novas tecnologias, a formação e conscientização de professores e gestores sobre a utilização de tais recursos, e ainda a aquisição desses equipamentos pelos órgãos competentes.\r\n . """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "IMPORTÂNCIA DAS TICS, ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID2951_12092018154206.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA REJANE NASCIMENTO OLIVEIRA SOUSA" "autor_nome_curto" => "ANDREZA" "autor_email" => "arnosousa@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }