UMA AULA SOBRE REAÇÕES QUÍMICAS SEGUINDO O CICLO DA EXPERIÊNCIA KELLYANA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49214 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4081 "inscrito_id" => 10234 "titulo" => "UMA AULA SOBRE REAÇÕES QUÍMICAS SEGUINDO O CICLO DA EXPERIÊNCIA KELLYANA" "resumo" => "A utilização de experimentos no ensino da Química é de grande importância para o processo de ensino e aprendizagem, pois além de ser motivador, também auxilia na demonstração de conteúdos, os estudantes se tornam mais ativos no processo e há uma aproximação entre professor e estudante. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver uma atividade experimental para o conteúdo de “Reações Químicas”, baseado no Ciclo da Experiência Kellyana – CEK e os sujeitos da pesquisa foram estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, da EREM Amélia Coelho, localizada no interior de Pernambuco, na cidade de Vitória de Santo Antão. Para isso a metodologia como um Ciclo da Experiência Kellyana (CEK), vinculado à Teoria dos Construtos Pessoais de George Kelly (1955). Com os resultados obtidos, pudemos concluir que a utilização do CEK foi de grande importância para conhecermos a visão dos estudantes sobre o conteúdo de Reações Químicas e os estudantes tiveram a chance de serem ativos no processo de ensino e aprendizagem e também foi possível perceber a relevância da experimentação, pois os estudantes relataram que com a experimentação, conseguiram compreender o conteúdo e relacionar com o seu cotidiano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DA QUÍMICA, EXPERIMENTAÇÃO, CEK" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID10234_17092018173543.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PALLOMA JOYCE DE AGUIAR SILVA" "autor_nome_curto" => "PALLOMA" "autor_email" => "palloma_joyce_aguiar@hotm" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49214 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4081 "inscrito_id" => 10234 "titulo" => "UMA AULA SOBRE REAÇÕES QUÍMICAS SEGUINDO O CICLO DA EXPERIÊNCIA KELLYANA" "resumo" => "A utilização de experimentos no ensino da Química é de grande importância para o processo de ensino e aprendizagem, pois além de ser motivador, também auxilia na demonstração de conteúdos, os estudantes se tornam mais ativos no processo e há uma aproximação entre professor e estudante. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver uma atividade experimental para o conteúdo de “Reações Químicas”, baseado no Ciclo da Experiência Kellyana – CEK e os sujeitos da pesquisa foram estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, da EREM Amélia Coelho, localizada no interior de Pernambuco, na cidade de Vitória de Santo Antão. Para isso a metodologia como um Ciclo da Experiência Kellyana (CEK), vinculado à Teoria dos Construtos Pessoais de George Kelly (1955). Com os resultados obtidos, pudemos concluir que a utilização do CEK foi de grande importância para conhecermos a visão dos estudantes sobre o conteúdo de Reações Químicas e os estudantes tiveram a chance de serem ativos no processo de ensino e aprendizagem e também foi possível perceber a relevância da experimentação, pois os estudantes relataram que com a experimentação, conseguiram compreender o conteúdo e relacionar com o seu cotidiano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DA QUÍMICA, EXPERIMENTAÇÃO, CEK" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID10234_17092018173543.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PALLOMA JOYCE DE AGUIAR SILVA" "autor_nome_curto" => "PALLOMA" "autor_email" => "palloma_joyce_aguiar@hotm" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }