VIVÊNCIAS E REFLEXÕES PEDAGÓGICAS JUNTO A ADOLESCENTES RESIDENTES EM CASAS DE ACOLHIMENTO: UMA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET CONEXÕES DE SABERES PROTAGONISMO JUVENIL EM PERIFERIAS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49335 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4447 "inscrito_id" => 29 "titulo" => "VIVÊNCIAS E REFLEXÕES PEDAGÓGICAS JUNTO A ADOLESCENTES RESIDENTES EM CASAS DE ACOLHIMENTO: UMA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET CONEXÕES DE SABERES PROTAGONISMO JUVENIL EM PERIFERIAS" "resumo" => "O trabalho apresenta vivências e reflexões pedagógicas com adolescentes residentes em casas de acolhimento, realizadas através de mediação educacional pelo Programa de Educação Tutorial – PET – Conexões de Saberes – Protagonismo Juvenil em Periferias Urbanas com adolescentes. Esta mediação educacional ocorre de forma personalizada e através desta experiência, observa-se que o (a) adolescente encontra-se em distorção idade/ano, com déficit de aprendizagem e a maioria são repetentes, estão em conflito com professores, funcionários da escola e colegas. Diante desses fatos nos remete a aprofundar e estudar sobre a realidade desses (as) adolescentes buscando compreender os sentimentos e realidade de vida, intervindo de maneira pedagógica auxiliando em dificuldades de aprendizagem. A metodologia utilizada nesta pesquisa consiste em abordagem bibliográfica e descritiva. Contando a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Considera-se para nossa base de reflexão leituras de autores que discutem a vivência e reflexão pedagógica. Como também a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Considerando a reflexão destas vivências com estes adolescentes nos remete a ampliar um olhar empático e afetivo para história de vida desses (a) adolescentes perpetuando para profissionais da educação e demais profissionais que tenham contato com estes adolescentes, contribuindo para que tais profissionais possam compreender os motivos pelo qual este (a) agi dessa maneira. Intervindo com alternativas e maneiras de lidar com eles (a), apostando em uma possível mudança em seus comportamentos" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => "MEDIAÇÃO, ADOLESCENTE, CASAS DE ACOLHIMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID29_17092018222359.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDGINA ALVES VITORINO" "autor_nome_curto" => "ALVES VITORINO" "autor_email" => "magallyvitorino@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49335 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4447 "inscrito_id" => 29 "titulo" => "VIVÊNCIAS E REFLEXÕES PEDAGÓGICAS JUNTO A ADOLESCENTES RESIDENTES EM CASAS DE ACOLHIMENTO: UMA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET CONEXÕES DE SABERES PROTAGONISMO JUVENIL EM PERIFERIAS" "resumo" => "O trabalho apresenta vivências e reflexões pedagógicas com adolescentes residentes em casas de acolhimento, realizadas através de mediação educacional pelo Programa de Educação Tutorial – PET – Conexões de Saberes – Protagonismo Juvenil em Periferias Urbanas com adolescentes. Esta mediação educacional ocorre de forma personalizada e através desta experiência, observa-se que o (a) adolescente encontra-se em distorção idade/ano, com déficit de aprendizagem e a maioria são repetentes, estão em conflito com professores, funcionários da escola e colegas. Diante desses fatos nos remete a aprofundar e estudar sobre a realidade desses (as) adolescentes buscando compreender os sentimentos e realidade de vida, intervindo de maneira pedagógica auxiliando em dificuldades de aprendizagem. A metodologia utilizada nesta pesquisa consiste em abordagem bibliográfica e descritiva. Contando a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Considera-se para nossa base de reflexão leituras de autores que discutem a vivência e reflexão pedagógica. Como também a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Considerando a reflexão destas vivências com estes adolescentes nos remete a ampliar um olhar empático e afetivo para história de vida desses (a) adolescentes perpetuando para profissionais da educação e demais profissionais que tenham contato com estes adolescentes, contribuindo para que tais profissionais possam compreender os motivos pelo qual este (a) agi dessa maneira. Intervindo com alternativas e maneiras de lidar com eles (a), apostando em uma possível mudança em seus comportamentos" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => "MEDIAÇÃO, ADOLESCENTE, CASAS DE ACOLHIMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID29_17092018222359.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDGINA ALVES VITORINO" "autor_nome_curto" => "ALVES VITORINO" "autor_email" => "magallyvitorino@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }