SILVA, Letícia Gabrielle Lima Da Costa E et al.. . Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/49343>. Acesso em: 25/11/2024 02:44
O presente artigo pretende realizar uma análise da dimensão pedagógica apropriada nas ocupações escolares de 2016, na cidade do Recife. Nesse contexto, através do método materialismo histórico e dialético, buscou-se uma maior compreensão dos elementos da estrutura educacional e conjuntura político-econômica do país. Esta elaboração teórica, foi possível mediante pesquisa exploratória, bibliográfica e documental de natureza qualitativa. Ao utilizar as falas retiradas do documentário “Bora Ocupar”, foi possível apreender as experiências e vivências dos estudantes, possibilitando assim uma maior aproximação com o movimento. A partir do método da ocupação, verificou-se atividades lúdicas e de conteúdo político e emancipatório, contida numa autogestão dos estudantes. A defesa de uma escola para os estudantes, fez ressignificar o espaço escolar em que debates e a participação coletiva foram componentes do movimento social, e que permitiu a visibilidade de suas pautas e reivindicações.