A PRÁTICA DE FANZINE COMO RECURSO PEDAGÓGICO EM UMA ESCOLA DO SERTÃO
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49466 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 362 "inscrito_id" => 1313 "titulo" => "A PRÁTICA DE FANZINE COMO RECURSO PEDAGÓGICO EM UMA ESCOLA DO SERTÃO" "resumo" => "O estudo tem como objetivo analisar a prática de fanzine como recurso pedagógico em uma escola do sertão. Mais detalhadamente, pretende buscar o impacto que a modalidade de intervenção pedagógica propiciada por esse instrumento pode provocar no aprendizado do aluno que estuda em uma escola do sertão. É importante destacar que o fanzine é uma espécie de revista amadora que não está ligada às amarras editoriais e, com isso, proporciona ao seu autor a liberdade de expressar seu conhecimento do senso comum, seus sentimentos, enfim, sua criatividade. O recurso pedagógico proposto, portanto, mostra-se como uma atividade possível de ser utilizada em sala de aula. Para tanto, procurou-se identificar aspectos associados à motivação docente e discente em relação ao trabalho com zines, a forma como os professores introduziram e acompanharam a produção desses materiais, bem como os efeitos das práticas sobre o envolvimento e a aprendizagem dos alunos, considerando se houve uma aprendizagem significativa com relação ao assunto trabalhado em sala de aula pelos alunos. Os dados foram coletados através de uma entrevista com alunos e professores de uma determinada escola do sertão. A pesquisa teve abordagem qualitativa, sendo que a análise dos dados se deu por meio da análise dos enunciados surgidos a partir das entrevistas. Os resultados demonstraram que os fanzines podem ser um recurso pedagógico capaz de possibilitar ao aluno um aprendizado significativo para sua vida, pois, essa intervenção apresenta-se como um potencial inovador e criativo. Além do mais, a prática empolgou alunos e professores, como poderão ser observadas nos trechos das falas dos mesmos mais adiante no trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "FANZINE, RECURSO PEDAGÓGICO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA144_ID1313_11092017215849.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉA SALES BRAGA MOURA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉA SALES" "autor_email" => "andreahdc@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49466 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 362 "inscrito_id" => 1313 "titulo" => "A PRÁTICA DE FANZINE COMO RECURSO PEDAGÓGICO EM UMA ESCOLA DO SERTÃO" "resumo" => "O estudo tem como objetivo analisar a prática de fanzine como recurso pedagógico em uma escola do sertão. Mais detalhadamente, pretende buscar o impacto que a modalidade de intervenção pedagógica propiciada por esse instrumento pode provocar no aprendizado do aluno que estuda em uma escola do sertão. É importante destacar que o fanzine é uma espécie de revista amadora que não está ligada às amarras editoriais e, com isso, proporciona ao seu autor a liberdade de expressar seu conhecimento do senso comum, seus sentimentos, enfim, sua criatividade. O recurso pedagógico proposto, portanto, mostra-se como uma atividade possível de ser utilizada em sala de aula. Para tanto, procurou-se identificar aspectos associados à motivação docente e discente em relação ao trabalho com zines, a forma como os professores introduziram e acompanharam a produção desses materiais, bem como os efeitos das práticas sobre o envolvimento e a aprendizagem dos alunos, considerando se houve uma aprendizagem significativa com relação ao assunto trabalhado em sala de aula pelos alunos. Os dados foram coletados através de uma entrevista com alunos e professores de uma determinada escola do sertão. A pesquisa teve abordagem qualitativa, sendo que a análise dos dados se deu por meio da análise dos enunciados surgidos a partir das entrevistas. Os resultados demonstraram que os fanzines podem ser um recurso pedagógico capaz de possibilitar ao aluno um aprendizado significativo para sua vida, pois, essa intervenção apresenta-se como um potencial inovador e criativo. Além do mais, a prática empolgou alunos e professores, como poderão ser observadas nos trechos das falas dos mesmos mais adiante no trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "FANZINE, RECURSO PEDAGÓGICO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA144_ID1313_11092017215849.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉA SALES BRAGA MOURA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉA SALES" "autor_email" => "andreahdc@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }