A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NA GRADUAÇÃO: PERSPECTIVA DOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UERN
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49476 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 333 "inscrito_id" => 269 "titulo" => "A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NA GRADUAÇÃO: PERSPECTIVA DOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UERN" "resumo" => "A pesquisa, na graduação, representa uma tentativa de atender aos preceitos da indissociabilidade com o ensino e a extensão, com olhar para o conhecimento. Sua importância é latente, no entanto, saber como alunos da graduação representam essa ação no processo formativo é importante para traçar ações na tentativa de melhorar o processo. Norteado pela Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici, busca-se neste trabalho representar a importância do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na graduação. O lócus para investigação será o curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Nesse trabalho, foi realizada uma pesquisa em uma amostra estratificada de egressos que realizaram o Trabalho de Conclusão de Curso. A pesquisa se desenvolve por meio de uma abordagem qualitativa. A partir do Estudo de caso, onde o pesquisador e o objeto de pesquisa têm um contato direto buscou-se descrever, de forma sucinta, os principais pontos encontrados no decorrer da pesquisa, na qual os sujeitos foram os egressos do curso de Licenciatura em matemática da UERN. Para a obtenção dos dados utilizamos um questionário fechado. Os dados referentes ao questionário foram tabulados e analisados por meio dos softwares Microsoft Excel e R. Tais análises nos trouxeram indícios de uma representação social, resguardado pelo Núcleo Central, por meio das opiniões mais constantes e importantes ditas pelos sujeitos da pesquisa. Os resultados obtidos mostraram que mesmo diante de algumas dificuldades encontradas para a elaboração do TCC no decorrer do curso, os egressos pesquisados vêem o TCC como um componente essencial para o profissional da área de matemática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "GRADUAÇÃO, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, REPRESENTAÇÃO SOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA70_ID269_11092017164506.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAMIÃO RIBEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DAMIÃO" "autor_email" => "damiaoribeiro2010@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49476 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 333 "inscrito_id" => 269 "titulo" => "A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NA GRADUAÇÃO: PERSPECTIVA DOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UERN" "resumo" => "A pesquisa, na graduação, representa uma tentativa de atender aos preceitos da indissociabilidade com o ensino e a extensão, com olhar para o conhecimento. Sua importância é latente, no entanto, saber como alunos da graduação representam essa ação no processo formativo é importante para traçar ações na tentativa de melhorar o processo. Norteado pela Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici, busca-se neste trabalho representar a importância do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na graduação. O lócus para investigação será o curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Nesse trabalho, foi realizada uma pesquisa em uma amostra estratificada de egressos que realizaram o Trabalho de Conclusão de Curso. A pesquisa se desenvolve por meio de uma abordagem qualitativa. A partir do Estudo de caso, onde o pesquisador e o objeto de pesquisa têm um contato direto buscou-se descrever, de forma sucinta, os principais pontos encontrados no decorrer da pesquisa, na qual os sujeitos foram os egressos do curso de Licenciatura em matemática da UERN. Para a obtenção dos dados utilizamos um questionário fechado. Os dados referentes ao questionário foram tabulados e analisados por meio dos softwares Microsoft Excel e R. Tais análises nos trouxeram indícios de uma representação social, resguardado pelo Núcleo Central, por meio das opiniões mais constantes e importantes ditas pelos sujeitos da pesquisa. Os resultados obtidos mostraram que mesmo diante de algumas dificuldades encontradas para a elaboração do TCC no decorrer do curso, os egressos pesquisados vêem o TCC como um componente essencial para o profissional da área de matemática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "GRADUAÇÃO, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, REPRESENTAÇÃO SOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA70_ID269_11092017164506.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAMIÃO RIBEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DAMIÃO" "autor_email" => "damiaoribeiro2010@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }