LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL: RELATO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EM ENFERMAGEM
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49916 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 208 "inscrito_id" => 1505 "titulo" => "LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL: RELATO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EM ENFERMAGEM" "resumo" => "Resumo: Comunicar-se é um ato social e imprescindível para as relações humanas, neste sentido, faz-se fundamental que durante as relações profissionais a comunicação seja realizada sem ruídos afim de que os sujeitos envolvidos em tal processo compreendam o que está sendo dito. Conforme Pontes, Leitão e Ramos (2008), a enfermeira a partir da comunicação desenvolvida com o paciente, identifica suas necessidades, informa sobre procedimentos ou situações que ele deseja saber, desenvolve o relacionamento do paciente com outros pacientes, com a equipe multiprofissonal ou com familiares, promove educação em saúde, troca de experiências e mudança de comportamentos, entre outros. O presente relato de experiência tem como objetivo geral: analisar a importância da disciplina de Leitura e Produção Textual para a formação das estudantes de Enfermagem. E específicos: i) Compreender a função da leitura incentivada durante as aulas pelo professor; ii) identificar os aspectos relacionados à produção textual que favorecem o desenvolvimento da comunicação no sujeito. Este relato de experiência foi realizado durante a disciplina de Leitura e Produção de Texto que ocorreu durante o semestre 2017.1 na Faculdade para o Desenvolvimento Sustentável do Nordeste – Fadesne, localizada em Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza. A disciplina contou com a presença de aproximadamente 50 estudantes. Tinha como proposta metodológica aulas expositivo-dialogadas com os estudantes dispostos em círculos proporcionando maior interação entre os mesmos e destes com o professor. Concluímos que durante a disciplina de Leitura e Produção Textual vivemos uma experiência muito gratificante, pois tivemos a oportunidade de aprender e praticar gêneros textuais, desenvolvendo habilidades e competências para estarmos preparados desde episódios rotineiros a episódios inesperados em hospitais ou postos de saúde." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENFERMAGEM" "palavra_chave" => "ENFERMAGEM;, COMUNICAÇÃO;, LEITURA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA87_ID1505_06092017214422.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA ALAIDE DE AZEVEDO MACIEL" "autor_nome_curto" => "ANA MACIEL" "autor_email" => "anaalaide_1c@hotmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49916 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 208 "inscrito_id" => 1505 "titulo" => "LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL: RELATO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EM ENFERMAGEM" "resumo" => "Resumo: Comunicar-se é um ato social e imprescindível para as relações humanas, neste sentido, faz-se fundamental que durante as relações profissionais a comunicação seja realizada sem ruídos afim de que os sujeitos envolvidos em tal processo compreendam o que está sendo dito. Conforme Pontes, Leitão e Ramos (2008), a enfermeira a partir da comunicação desenvolvida com o paciente, identifica suas necessidades, informa sobre procedimentos ou situações que ele deseja saber, desenvolve o relacionamento do paciente com outros pacientes, com a equipe multiprofissonal ou com familiares, promove educação em saúde, troca de experiências e mudança de comportamentos, entre outros. O presente relato de experiência tem como objetivo geral: analisar a importância da disciplina de Leitura e Produção Textual para a formação das estudantes de Enfermagem. E específicos: i) Compreender a função da leitura incentivada durante as aulas pelo professor; ii) identificar os aspectos relacionados à produção textual que favorecem o desenvolvimento da comunicação no sujeito. Este relato de experiência foi realizado durante a disciplina de Leitura e Produção de Texto que ocorreu durante o semestre 2017.1 na Faculdade para o Desenvolvimento Sustentável do Nordeste – Fadesne, localizada em Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza. A disciplina contou com a presença de aproximadamente 50 estudantes. Tinha como proposta metodológica aulas expositivo-dialogadas com os estudantes dispostos em círculos proporcionando maior interação entre os mesmos e destes com o professor. Concluímos que durante a disciplina de Leitura e Produção Textual vivemos uma experiência muito gratificante, pois tivemos a oportunidade de aprender e praticar gêneros textuais, desenvolvendo habilidades e competências para estarmos preparados desde episódios rotineiros a episódios inesperados em hospitais ou postos de saúde." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENFERMAGEM" "palavra_chave" => "ENFERMAGEM;, COMUNICAÇÃO;, LEITURA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA87_ID1505_06092017214422.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA ALAIDE DE AZEVEDO MACIEL" "autor_nome_curto" => "ANA MACIEL" "autor_email" => "anaalaide_1c@hotmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }