ALFABETIZAÇÃO: AS PRÁTICAS EXITOSAS NA SALA DE AULA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR.
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49496 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 356 "inscrito_id" => 1054 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO: AS PRÁTICAS EXITOSAS NA SALA DE AULA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR." "resumo" => "A alfabetização é considerada atualmente como um dos temais centrais da educação. Compreendemos esta etapa como fundamental no repertório de conhecimento e saberes do ser humano. Percebe-se hoje que vem se discutido sobre os investimentos em processos educacionais voltados à prática de alfabetizar as crianças em um “tempo certo”. No Brasil, e mais especificamente no estado do Ceará, acompanhamos algumas implementações nas escolas municipais, entre estes processos o Programa de Alfabetização na Idade Certa-PAIC. Neste sentido este trabalho apresentou a Alfabetização e o Letramento; O ambiente alfabetizador; Formação do professor alfabetizador e as práticas exitosas. Tivemos como objetivo compreender as práticas exitosas no processo de alfabetização. O nosso objeto de estudo foram às práticas educativas no processo de alfabetização. Esta pesquisa foi realizada através de uma abordagem qualitativa, bibliográfica e documental, também constitui-se como uma pesquisa exploratória. Realizamos uma entrevista semiestruturada com uma docente da rede pública municipal da cidade de Fortaleza-CE, no ano de 2017, além de uma observação não-participante de suas aulas na turma de 1º ano do Ensino Fundamental. Diante disso percebemos alguns caminhos possíveis para uma prática pedagógica e a contribuição do processo de alfabetização inserido em aspectos que situam o indivíduo no lócus de aprendizagem. No contexto da sociedade contemporânea, alfabetizar partindo apenas do domínio da leitura e escrita no ato de codificar e decodificar é considerado insuficiente. É preciso que, além disso, se tenha o exercício competente nas diversas situações em que se faça necessário o uso da leitura e escrita. É necessário repensar as atividades propostas e também pensar no como fazer, haja vista a autonomia da sala de aula concerne na atuação do professor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, FORMAÇÃO, PRÁTICAS DOCENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA33_ID1054_11092017211117.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RACHEL RACHELLEY MATOS MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "RACHEL MONTEIRO" "autor_email" => "rachel.monteiro@aluno.uec" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49496 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 356 "inscrito_id" => 1054 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO: AS PRÁTICAS EXITOSAS NA SALA DE AULA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR." "resumo" => "A alfabetização é considerada atualmente como um dos temais centrais da educação. Compreendemos esta etapa como fundamental no repertório de conhecimento e saberes do ser humano. Percebe-se hoje que vem se discutido sobre os investimentos em processos educacionais voltados à prática de alfabetizar as crianças em um “tempo certo”. No Brasil, e mais especificamente no estado do Ceará, acompanhamos algumas implementações nas escolas municipais, entre estes processos o Programa de Alfabetização na Idade Certa-PAIC. Neste sentido este trabalho apresentou a Alfabetização e o Letramento; O ambiente alfabetizador; Formação do professor alfabetizador e as práticas exitosas. Tivemos como objetivo compreender as práticas exitosas no processo de alfabetização. O nosso objeto de estudo foram às práticas educativas no processo de alfabetização. Esta pesquisa foi realizada através de uma abordagem qualitativa, bibliográfica e documental, também constitui-se como uma pesquisa exploratória. Realizamos uma entrevista semiestruturada com uma docente da rede pública municipal da cidade de Fortaleza-CE, no ano de 2017, além de uma observação não-participante de suas aulas na turma de 1º ano do Ensino Fundamental. Diante disso percebemos alguns caminhos possíveis para uma prática pedagógica e a contribuição do processo de alfabetização inserido em aspectos que situam o indivíduo no lócus de aprendizagem. No contexto da sociedade contemporânea, alfabetizar partindo apenas do domínio da leitura e escrita no ato de codificar e decodificar é considerado insuficiente. É preciso que, além disso, se tenha o exercício competente nas diversas situações em que se faça necessário o uso da leitura e escrita. É necessário repensar as atividades propostas e também pensar no como fazer, haja vista a autonomia da sala de aula concerne na atuação do professor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, FORMAÇÃO, PRÁTICAS DOCENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA33_ID1054_11092017211117.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RACHEL RACHELLEY MATOS MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "RACHEL MONTEIRO" "autor_email" => "rachel.monteiro@aluno.uec" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }