CONTRIBUIÇÕES DO PIBID COMO FERRAMENTA MEDIADORA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49705 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 919 "inscrito_id" => 2210 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PIBID COMO FERRAMENTA MEDIADORA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA" "resumo" => ": Esse trabalho é resultado de uma série de análises e reflexões sobre as experiências adquiridas na prática docente dos bolsistas dentro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID, realizado na escola estadual de ensino médio Governador Adauto Bezerra na cidade de Juazeiro do Norte- CE, para alunos dos 1°, 2° e 3° anos com faixa etária entre quinze a dezenove anos. A proposta desse trabalho é relatar, discutir, analisar e levantar hipóteses sobre o processo de aquisição da linguagem musical por parte dos estudantes da escola pública, as variáveis que estão presentes nesse processo e o papel do docente na construção da aprendizagem dos instrumentos musicais, sobretudo o violão, procurando mostrar porque é um instrumento tão cobiçado pelos jovens; a flauta doce, que mesmo sendo considerada um instrumento para crianças ainda desperta neles, algum tipo de interesse; e o canto coral, prática pouco comum na vida das pessoas da cidade. O trabalho procura também, destacar as dificuldades encontradas para a busca de novas metodologias que suprissem as lacunas oriundas de outros setores, principalmente a falta de recursos, a fim de conseguir realizar atividades com bons êxitos, além de trazer as contribuições de um modo geral entre todos os envolvidos por meio da arte, neste caso com a música, na busca incessante do enriquecimento cultural e social dos jovens diante as mais diversas culturas existentes, ressaltando as perspectivas dos bolsistas em relação ao programa e às oportunidades que ele oferece, assim como as expectativas dos alunos durante o semestre para a obtenção de conhecimentos musicais. Para isso lançaremos mão de alguns teóricos que procuraram abordar essa temática e formular teorizações a respeito desse processo, dentre eles pode-se destacar Schulman, Dalcroze, Swanwick e Snyders." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ARTES / MÚSICA" "palavra_chave" => "ENSINO MUSICAL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA36_ID2210_15092017223602.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÍCERA EDILÂNIA ARAÚJO JANUÁRIO" "autor_nome_curto" => "EDILÂNIA ARAÚJO" "autor_email" => "edilaniaaraujo2001@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49705 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 919 "inscrito_id" => 2210 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PIBID COMO FERRAMENTA MEDIADORA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA" "resumo" => ": Esse trabalho é resultado de uma série de análises e reflexões sobre as experiências adquiridas na prática docente dos bolsistas dentro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID, realizado na escola estadual de ensino médio Governador Adauto Bezerra na cidade de Juazeiro do Norte- CE, para alunos dos 1°, 2° e 3° anos com faixa etária entre quinze a dezenove anos. A proposta desse trabalho é relatar, discutir, analisar e levantar hipóteses sobre o processo de aquisição da linguagem musical por parte dos estudantes da escola pública, as variáveis que estão presentes nesse processo e o papel do docente na construção da aprendizagem dos instrumentos musicais, sobretudo o violão, procurando mostrar porque é um instrumento tão cobiçado pelos jovens; a flauta doce, que mesmo sendo considerada um instrumento para crianças ainda desperta neles, algum tipo de interesse; e o canto coral, prática pouco comum na vida das pessoas da cidade. O trabalho procura também, destacar as dificuldades encontradas para a busca de novas metodologias que suprissem as lacunas oriundas de outros setores, principalmente a falta de recursos, a fim de conseguir realizar atividades com bons êxitos, além de trazer as contribuições de um modo geral entre todos os envolvidos por meio da arte, neste caso com a música, na busca incessante do enriquecimento cultural e social dos jovens diante as mais diversas culturas existentes, ressaltando as perspectivas dos bolsistas em relação ao programa e às oportunidades que ele oferece, assim como as expectativas dos alunos durante o semestre para a obtenção de conhecimentos musicais. Para isso lançaremos mão de alguns teóricos que procuraram abordar essa temática e formular teorizações a respeito desse processo, dentre eles pode-se destacar Schulman, Dalcroze, Swanwick e Snyders." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ARTES / MÚSICA" "palavra_chave" => "ENSINO MUSICAL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA36_ID2210_15092017223602.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÍCERA EDILÂNIA ARAÚJO JANUÁRIO" "autor_nome_curto" => "EDILÂNIA ARAÚJO" "autor_email" => "edilaniaaraujo2001@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }