Introdução: A gravidez traz algumas mudanças para as mulheres, entre elas fisiológicas, físicas, psíquicas e profissional. Além disso, ela precisa cuidar da sua saúde e a do seu bebê, cujo cuidado inicial se realiza por meio do pré-natal, que se caracteriza como um acompanhamento realizado durante toda a gestação. Objetivo: Relatar a experiência da aplicação do Modelo de Vida de Roper-Logan-Tierney ao binômio mãe-filho. Metodologia: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que foi vivenciado por alunos da disciplina de Bases Teóricas, ministrada no segundo semestre do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Foi aplicado junto a puérpera um questionário estruturado, o qual utilizou-se o instrumento norteador Modelo de Atividade de Vida de Roper-Logan-Tierney. Todos os aspectos éticos foram preservados. Resultados e Discussões: Ao longo da conversa percebeu-se que ela não realizou um pré-natal adequado, visto que a mesma relatou ter realizado apenas quatro consultas durante toda a gestação. Segundo ela, até os primeiros seis meses tudo corria bem, até surgir o quadro de proteinúria, baixa de plaquetas (plaquetopenia) e hipertensão. Após ser diagnosticada com pré-eclâmpsia optou-se por realizar um parto cesárea. Por meio da utilização do modelo, notou-se que a puérpera apresentava alterações em relação à algumas atividades de vida, como: manter ambiente seguro, respirar, higiene pessoal e vestir-se, e principalmente no item comer e beber. É possível encontrar na literatura alguns trabalhos no qual o modelo de vida de Roper-Logan-Tierney foi utilizado, desde atividades semelhantes a essa, onde foi aplicado o modelo durante uma entrevista com uma puérpera, quanto à utilização deste como referencial teórico para outros tipos de estudo. Conclusão: O modelo de atividade de vida de Roper-Logan-Tierney além de facilitar o desenvolvimento da atividade mostrou que é fundamental durante à realização da assistência de enfermagem haver um planejamento e um método a seguir. O instrumento mostrou-se útil para a identificação das alterações presentes na atividade de vida da paciente, permitindo compreender melhor o seu estado físico e emocional no momento da entrevista.