APONTAMENTOS DO DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DA ESCOLA: CONHECER PARA CONTRIBUIR
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49550 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 342 "inscrito_id" => 1649 "titulo" => "APONTAMENTOS DO DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DA ESCOLA: CONHECER PARA CONTRIBUIR" "resumo" => "O trabalho tem como finalidade refletir sobre a relevância em conhecer o ambiente escolar para melhor atuar, uma vez, que isso influencia na forma como os integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID do subprojeto do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA vão atuar e desenvolver seu trabalho em conjunto com a escola parceira. O estudo de natureza qualitativo-descritivo e exploratório buscou conhecer a estrutura física, pedagógica e didática da escola parceira, e sua importância para potencializar as práticas pedagógicas nela vivenciadas. A pesquisa foi realizada na Escola de Ensino Fundamental Paulo Aragão, que é uma escola pública do município de Sobral- Ceará, que fica localizada na Av. Caetano Figueiredo, n. 100, no bairro COHAB II, é uma escola pública que atende a clientela da educação infantil, educação fundamental e EJA, nos turnos matutino, vespertino e noturno. Os instrumentos utilizados para realizar o Diagnóstico Situacional da escola foram aplicação de questionários com os gestores e registros de fotos da estrutura escolar, realizados no período de fevereiro a março de 2017, pelos bolsistas do PIBID subprojeto Pedagogia-UVA. Para análise e discussão dos resultados, foram utilizados como base teórica os seguintes autores: Carvalho (2001), Horn (2004), Monlevade (2003), Rinaldi (2002) e Vygotsky (1988). Entendemos que no ambiente escolar todos os fatores podem influenciar o processo de ensino/aprendizagem, e que todos que estão presentes nesse local vão influenciar direta ou indiretamente no desenvolvimento da aquisição dos conhecimentos dos educandos, frente ao desempenho da escola. O ambiente escolar precisa estar sempre de acordo com as necessidades pedagógicas para o desenvolvimento das atividades escolares, mas também deve manter uma relação de interação entre o que se deve ensinar com o que os educandos vão encontrar no seu dia-a-dia, assim como, a necessidade de que exista um ambiente acolhedor e que desperte o interesse do aluno para com o local, tornando assim o processo de ensino/aprendizagem mais efetivo e prazeroso. Por meio desse diagnóstico se pode perceber que a escola possui uma boa estrutura, que atende as necessidades do corpo docente com qualidade, além de possuir profissionais qualificados, que contribuem de maneira satisfatória para a formação de seus discentes, afim de serem cidadãos que possam intervir de forma crítica e responsável na vida social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "DIAGNÓSTICO SITUACIONAL, PRÁTICAS, ESPAÇO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA33_ID1649_11092017181831.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CINTHIA BARBOSA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "CINTHIA BARBOSA" "autor_email" => "cinthia_barbosa@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49550 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 342 "inscrito_id" => 1649 "titulo" => "APONTAMENTOS DO DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DA ESCOLA: CONHECER PARA CONTRIBUIR" "resumo" => "O trabalho tem como finalidade refletir sobre a relevância em conhecer o ambiente escolar para melhor atuar, uma vez, que isso influencia na forma como os integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID do subprojeto do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA vão atuar e desenvolver seu trabalho em conjunto com a escola parceira. O estudo de natureza qualitativo-descritivo e exploratório buscou conhecer a estrutura física, pedagógica e didática da escola parceira, e sua importância para potencializar as práticas pedagógicas nela vivenciadas. A pesquisa foi realizada na Escola de Ensino Fundamental Paulo Aragão, que é uma escola pública do município de Sobral- Ceará, que fica localizada na Av. Caetano Figueiredo, n. 100, no bairro COHAB II, é uma escola pública que atende a clientela da educação infantil, educação fundamental e EJA, nos turnos matutino, vespertino e noturno. Os instrumentos utilizados para realizar o Diagnóstico Situacional da escola foram aplicação de questionários com os gestores e registros de fotos da estrutura escolar, realizados no período de fevereiro a março de 2017, pelos bolsistas do PIBID subprojeto Pedagogia-UVA. Para análise e discussão dos resultados, foram utilizados como base teórica os seguintes autores: Carvalho (2001), Horn (2004), Monlevade (2003), Rinaldi (2002) e Vygotsky (1988). Entendemos que no ambiente escolar todos os fatores podem influenciar o processo de ensino/aprendizagem, e que todos que estão presentes nesse local vão influenciar direta ou indiretamente no desenvolvimento da aquisição dos conhecimentos dos educandos, frente ao desempenho da escola. O ambiente escolar precisa estar sempre de acordo com as necessidades pedagógicas para o desenvolvimento das atividades escolares, mas também deve manter uma relação de interação entre o que se deve ensinar com o que os educandos vão encontrar no seu dia-a-dia, assim como, a necessidade de que exista um ambiente acolhedor e que desperte o interesse do aluno para com o local, tornando assim o processo de ensino/aprendizagem mais efetivo e prazeroso. Por meio desse diagnóstico se pode perceber que a escola possui uma boa estrutura, que atende as necessidades do corpo docente com qualidade, além de possuir profissionais qualificados, que contribuem de maneira satisfatória para a formação de seus discentes, afim de serem cidadãos que possam intervir de forma crítica e responsável na vida social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "DIAGNÓSTICO SITUACIONAL, PRÁTICAS, ESPAÇO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA33_ID1649_11092017181831.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CINTHIA BARBOSA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "CINTHIA BARBOSA" "autor_email" => "cinthia_barbosa@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }