O trabalho tem como finalidade refletir sobre a relevância em conhecer o ambiente escolar para melhor atuar, uma vez, que isso influencia na forma como os integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID do subprojeto do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA vão atuar e desenvolver seu trabalho em conjunto com a escola parceira. O estudo de natureza qualitativo-descritivo e exploratório buscou conhecer a estrutura física, pedagógica e didática da escola parceira, e sua importância para potencializar as práticas pedagógicas nela vivenciadas. A pesquisa foi realizada na Escola de Ensino Fundamental Paulo Aragão, que é uma escola pública do município de Sobral- Ceará, que fica localizada na Av. Caetano Figueiredo, n. 100, no bairro COHAB II, é uma escola pública que atende a clientela da educação infantil, educação fundamental e EJA, nos turnos matutino, vespertino e noturno. Os instrumentos utilizados para realizar o Diagnóstico Situacional da escola foram aplicação de questionários com os gestores e registros de fotos da estrutura escolar, realizados no período de fevereiro a março de 2017, pelos bolsistas do PIBID subprojeto Pedagogia-UVA. Para análise e discussão dos resultados, foram utilizados como base teórica os seguintes autores: Carvalho (2001), Horn (2004), Monlevade (2003), Rinaldi (2002) e Vygotsky (1988). Entendemos que no ambiente escolar todos os fatores podem influenciar o processo de ensino/aprendizagem, e que todos que estão presentes nesse local vão influenciar direta ou indiretamente no desenvolvimento da aquisição dos conhecimentos dos educandos, frente ao desempenho da escola. O ambiente escolar precisa estar sempre de acordo com as necessidades pedagógicas para o desenvolvimento das atividades escolares, mas também deve manter uma relação de interação entre o que se deve ensinar com o que os educandos vão encontrar no seu dia-a-dia, assim como, a necessidade de que exista um ambiente acolhedor e que desperte o interesse do aluno para com o local, tornando assim o processo de ensino/aprendizagem mais efetivo e prazeroso. Por meio desse diagnóstico se pode perceber que a escola possui uma boa estrutura, que atende as necessidades do corpo docente com qualidade, além de possuir profissionais qualificados, que contribuem de maneira satisfatória para a formação de seus discentes, afim de serem cidadãos que possam intervir de forma crítica e responsável na vida social.