AS TDIC E OS RECURSOS QUE EMERGEM PARA CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49568 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 992 "inscrito_id" => 2548 "titulo" => "AS TDIC E OS RECURSOS QUE EMERGEM PARA CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM" "resumo" => "As TDIC (tecnologias digitais da comunicação e da informação) podem contribuir para a sala de aula atual levando nossos educandos para espaços que já fazem parte da realidade de cada um deles. Essas ferramentas trazem ambientes que usados com análises e adequações proporcionam desenvolvimentos que a sala de aula tradicional não consegue por se só oferecer. Esta convicção inspirou este artigo que traz como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre a inserção das TDIC e os recursos que emergem na escola contemporânea e que podem ser inseridos na sala aula. Nesse sentido, os fatos abordados com base em concepções trazidas por Moita (2006), Fava (2014), Santaella (2013) evidenciaram que o conhecimento e aplicações dos recursos utilizados com as TDIC apontam para os aspectos relevantes do processo ensino e da aprendizagem, e que o trabalho com os recursos oferecidos são considerados vantajosos e de maneira positiva para os professores e alunos que estão se mantendo inseridos em todo o processo. Este texto traz reflexões com base em consultas bibliográficas que nos mostram que as TDIC estão empregadas no contexto escolar, trazendo também recursos emergentes como a ubiquidade, os jogos sociais digitais, e as redes sociais, em especial o Facebook, deste modo beneficiando e proporcionando subsídios para prática de atividades que auxiliam nas estratégias metodológicas em todo processo do ensino e da aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "TDIC, ENSINO E APRENDIZAGEM, RECURSOS EMERGENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID2548_15092017235548.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUSSARA CANDIDA CORREIA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JUSSARA " "autor_email" => "saraoliveira87@oi.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49568 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 992 "inscrito_id" => 2548 "titulo" => "AS TDIC E OS RECURSOS QUE EMERGEM PARA CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM" "resumo" => "As TDIC (tecnologias digitais da comunicação e da informação) podem contribuir para a sala de aula atual levando nossos educandos para espaços que já fazem parte da realidade de cada um deles. Essas ferramentas trazem ambientes que usados com análises e adequações proporcionam desenvolvimentos que a sala de aula tradicional não consegue por se só oferecer. Esta convicção inspirou este artigo que traz como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre a inserção das TDIC e os recursos que emergem na escola contemporânea e que podem ser inseridos na sala aula. Nesse sentido, os fatos abordados com base em concepções trazidas por Moita (2006), Fava (2014), Santaella (2013) evidenciaram que o conhecimento e aplicações dos recursos utilizados com as TDIC apontam para os aspectos relevantes do processo ensino e da aprendizagem, e que o trabalho com os recursos oferecidos são considerados vantajosos e de maneira positiva para os professores e alunos que estão se mantendo inseridos em todo o processo. Este texto traz reflexões com base em consultas bibliográficas que nos mostram que as TDIC estão empregadas no contexto escolar, trazendo também recursos emergentes como a ubiquidade, os jogos sociais digitais, e as redes sociais, em especial o Facebook, deste modo beneficiando e proporcionando subsídios para prática de atividades que auxiliam nas estratégias metodológicas em todo processo do ensino e da aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "TDIC, ENSINO E APRENDIZAGEM, RECURSOS EMERGENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID2548_15092017235548.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUSSARA CANDIDA CORREIA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JUSSARA " "autor_email" => "saraoliveira87@oi.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }