ENSINO INTERDISCIPLINAR EM BIOLOGIA: AÇÃO DO PROJETO QUIFIBIOM
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49786 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 352 "inscrito_id" => 1935 "titulo" => "ENSINO INTERDISCIPLINAR EM BIOLOGIA: AÇÃO DO PROJETO QUIFIBIOM" "resumo" => "A interdisciplinaridade vem ganhando destaque nas discussões acadêmicas, uma vez que há uma crescente necessidade de articular os diferentes conhecimentos das disciplinas da educação básica. Nesse contexto, o presente trabalho relata as concepeções dos alunos acerca do projeto interdisciplinar QUIFIBIOM, sobretudo as atividades que abrangiam a disciplina Biologia. Esse projeto contempla as disciplinas de Química, Física, Biologia e Matemática. O principal objetivo dessa prática é contribuir através, de experimentos práticos, a ampliação dos conceitos científicos nos alunos, desenvolver metodologias que permitam aos estudantes tornarem-se agentes do seu próprio processo de aprendizagem, estimulando a cultura de trabalho em equipe e dinamizando as aulas de Biologia com aulas motivadoras e atraentes. Este projeto foi desenvolvido com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola localizada no município de Novo Oriente-CE. Nesse contexto, foram desenvolvidos e apresentados 7 experimentos (tipagem sanguínea, extrato de vegetais, extração do DNA da banana, quebrando a tensão da água, capilaridade das plantas, ação da catalase, experimento do amido e iodo) de acordo com a escolha dos alunos e o auxílio do professor de Biologia de cada turma. Pelas narrativas positivas dos estudantes constatou-se que houve uma participação ativa destes nas atividades propostas quando relatam que a atuação dos mesmos no projeto contribuiu e os estimulou a estudar biologia e participar de mais trabalhos de caráter científico. Além disso, verificou-se uma ampla aceitação e receptividade dos discentes, inclusive sugerindo a adoção de novas práticas interdisciplinares na escola. Conclui-se que projetos interdisciplinares são importantes para o processo de ensino-aprendizagem de diferentes áreas do conhecimento. Além disso, proporcionam aos alunos serem sujeitos ativos da própria aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, PRÁTICAS EDUCATIVA DE ENSINO, BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA80_ID1935_11092017202728.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA DANIELA LIRA MOTA" "autor_nome_curto" => "DANIELA LIRA" "autor_email" => "danielaliramota@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49786 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 352 "inscrito_id" => 1935 "titulo" => "ENSINO INTERDISCIPLINAR EM BIOLOGIA: AÇÃO DO PROJETO QUIFIBIOM" "resumo" => "A interdisciplinaridade vem ganhando destaque nas discussões acadêmicas, uma vez que há uma crescente necessidade de articular os diferentes conhecimentos das disciplinas da educação básica. Nesse contexto, o presente trabalho relata as concepeções dos alunos acerca do projeto interdisciplinar QUIFIBIOM, sobretudo as atividades que abrangiam a disciplina Biologia. Esse projeto contempla as disciplinas de Química, Física, Biologia e Matemática. O principal objetivo dessa prática é contribuir através, de experimentos práticos, a ampliação dos conceitos científicos nos alunos, desenvolver metodologias que permitam aos estudantes tornarem-se agentes do seu próprio processo de aprendizagem, estimulando a cultura de trabalho em equipe e dinamizando as aulas de Biologia com aulas motivadoras e atraentes. Este projeto foi desenvolvido com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola localizada no município de Novo Oriente-CE. Nesse contexto, foram desenvolvidos e apresentados 7 experimentos (tipagem sanguínea, extrato de vegetais, extração do DNA da banana, quebrando a tensão da água, capilaridade das plantas, ação da catalase, experimento do amido e iodo) de acordo com a escolha dos alunos e o auxílio do professor de Biologia de cada turma. Pelas narrativas positivas dos estudantes constatou-se que houve uma participação ativa destes nas atividades propostas quando relatam que a atuação dos mesmos no projeto contribuiu e os estimulou a estudar biologia e participar de mais trabalhos de caráter científico. Além disso, verificou-se uma ampla aceitação e receptividade dos discentes, inclusive sugerindo a adoção de novas práticas interdisciplinares na escola. Conclui-se que projetos interdisciplinares são importantes para o processo de ensino-aprendizagem de diferentes áreas do conhecimento. Além disso, proporcionam aos alunos serem sujeitos ativos da própria aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, PRÁTICAS EDUCATIVA DE ENSINO, BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA80_ID1935_11092017202728.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA DANIELA LIRA MOTA" "autor_nome_curto" => "DANIELA LIRA" "autor_email" => "danielaliramota@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }