CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL EM INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO PARA IDOSOS
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49703 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 341 "inscrito_id" => 1710 "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL EM INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO PARA IDOSOS" "resumo" => "O processo de envelhecimento é visto como um processo delicado, por ocorrer o declínio de funções básicas, como o andar, a fala e o processo de memorização. O pedagogo mediante as ações educativas poderá contribuir com o processo de envelhecimento saudável em instituições de acolhimento para idosos. Nesse viés, o presente artigo tem o objetivo de problematizar a contribuição da educação não-formal em instituição de acolhimento para idosos. Para isso, foi realizada leitura de textos que dialogam sobre o idoso em instituição de acolhimento, mediante o levantamento bibliográfico sobre a atuação do pedagogo voltada para os processos educativos com pessoas nessa fase de desenvolvimento. Além disso, utilizou-se das informações coletadas durante uma visita técnica na instituição de acolhimento para idoso, localizada no Estado de Mato Grosso do Sul, que incluiu uma entrevista com a psicóloga e administradora da instituição. Considera-se que a ação pedagógica poderá estimular o desenvolvimento cognitivo e psicossocial, incluindo atividades que estimulem a memória, atenção, as interações sociais e afetivas, a constituição de vínculos e apego. Uma das possibilidades pedagógicas e de práticas educativas é o desenvolvimento de contações de histórias, tendo como protagonistas os próprios idosos, podendo assim ser um espaço para relembrem situações que aconteceram em suas vidas. A metodologia da ação educativa deve ser marcada pelo diálogo com os profissionais que atuam e acompanham diariamente os idosos, podendo eles sinalizarem temas que podem ser motivadores para contações de histórias. Outras atividades possíveis são a realização de jogos voltados para estimulação da memória, uso de paisagens e locais que eles queiram conhecer serão elementos que poderão proporcionar interações sociais. Também, as atividades voltadas as artes, como a construção de desenhos livres favorecem a criatividade, articulando pintura com músicas diferentes para que eles se inspirem na construção de suas obras. Um olhar humanizador, a valorização e respeito do idoso deve ser elementos para práticas pedagógicas, tendo em vista que essa fase da vida incluem processos de desenvolvimentos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO;, INSTITUIÇÃO;, IDOSOS;" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID1710_11092017180039.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRELA LIMA DE ABREU" "autor_nome_curto" => "MIRELA ABREU" "autor_email" => "mirelalimabreu@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49703 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 341 "inscrito_id" => 1710 "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL EM INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO PARA IDOSOS" "resumo" => "O processo de envelhecimento é visto como um processo delicado, por ocorrer o declínio de funções básicas, como o andar, a fala e o processo de memorização. O pedagogo mediante as ações educativas poderá contribuir com o processo de envelhecimento saudável em instituições de acolhimento para idosos. Nesse viés, o presente artigo tem o objetivo de problematizar a contribuição da educação não-formal em instituição de acolhimento para idosos. Para isso, foi realizada leitura de textos que dialogam sobre o idoso em instituição de acolhimento, mediante o levantamento bibliográfico sobre a atuação do pedagogo voltada para os processos educativos com pessoas nessa fase de desenvolvimento. Além disso, utilizou-se das informações coletadas durante uma visita técnica na instituição de acolhimento para idoso, localizada no Estado de Mato Grosso do Sul, que incluiu uma entrevista com a psicóloga e administradora da instituição. Considera-se que a ação pedagógica poderá estimular o desenvolvimento cognitivo e psicossocial, incluindo atividades que estimulem a memória, atenção, as interações sociais e afetivas, a constituição de vínculos e apego. Uma das possibilidades pedagógicas e de práticas educativas é o desenvolvimento de contações de histórias, tendo como protagonistas os próprios idosos, podendo assim ser um espaço para relembrem situações que aconteceram em suas vidas. A metodologia da ação educativa deve ser marcada pelo diálogo com os profissionais que atuam e acompanham diariamente os idosos, podendo eles sinalizarem temas que podem ser motivadores para contações de histórias. Outras atividades possíveis são a realização de jogos voltados para estimulação da memória, uso de paisagens e locais que eles queiram conhecer serão elementos que poderão proporcionar interações sociais. Também, as atividades voltadas as artes, como a construção de desenhos livres favorecem a criatividade, articulando pintura com músicas diferentes para que eles se inspirem na construção de suas obras. Um olhar humanizador, a valorização e respeito do idoso deve ser elementos para práticas pedagógicas, tendo em vista que essa fase da vida incluem processos de desenvolvimentos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO;, INSTITUIÇÃO;, IDOSOS;" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID1710_11092017180039.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRELA LIMA DE ABREU" "autor_nome_curto" => "MIRELA ABREU" "autor_email" => "mirelalimabreu@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }