Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

AVANÇOS E RETROCESSOS NA DINÂMICA DAS AULAS DE ORÇAMENTO CORPORATIVO: UMA REALIDADE À PROVA

Palavra-chaves: PROFESSOR REFLEXIVO, ORÇAMENTO CORPORATIVO, PRÁTICA DOCENTE, SALA DE AULA Comunicação Oral (CO) ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49639
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 544
    "inscrito_id" => 865
    "titulo" => "AVANÇOS E RETROCESSOS NA DINÂMICA DAS AULAS DE ORÇAMENTO CORPORATIVO: UMA REALIDADE À PROVA"
    "resumo" => "Alcançar o melhor do ensino é sempre um dilema pois o mesmo deve estar concatenado com a melhor aprendizagem do aprendiz. A questão é: como atingir o melhor? Vivendo em um país de baixa performance educacional, o desafio se perfila hercúleo, a ponto de nem tudo se possível. Tendo como subsídio o questionamento como estratégia para evocar o pensamento reflexivo e crítico do ensino de orçamento empresarial do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará, o estudo em tela identifica entraves no ensino, relata causa de eventos em sala de aula e reflexões das próprias ações e delineia esforços no sentido de aumentar o próprio êxito e dos alunos. Trata-se de um estudo de caso intrínseco haja vista a peculiaridade de investigar um problema prático de docência cujo interesse é no caso em si, conhecer mais aquela unidade específica. O principal instrumento de coleta de dados foi o cérebro do professor/pesquisador, como unidade única de estocagem de informações memorizadas e que se recorre a extensão da memória, permitindo assim a transmissão memorial por meio de seu registro, contemplando uma janela temporal de 2009-2017.1. Sobressaiu-se também a observação participante das aulas, a análise documental como o plano de aula, as produções dos discentes e a captação de comentários de atores como os próprios alunos, funcionários e o titular da coordenação do Curso. A renovação das ações educacionais por ora ainda não manifestou um desempenho diferente do que era. Porém a procura pela disciplina aumentou."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO"
    "palavra_chave" => "PROFESSOR REFLEXIVO, ORÇAMENTO CORPORATIVO, PRÁTICA DOCENTE, SALA DE AULA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA95_ID865_12092017211412.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO ISIDRO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ISIDRO"
    "autor_email" => "fisidro30@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49639
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 544
    "inscrito_id" => 865
    "titulo" => "AVANÇOS E RETROCESSOS NA DINÂMICA DAS AULAS DE ORÇAMENTO CORPORATIVO: UMA REALIDADE À PROVA"
    "resumo" => "Alcançar o melhor do ensino é sempre um dilema pois o mesmo deve estar concatenado com a melhor aprendizagem do aprendiz. A questão é: como atingir o melhor? Vivendo em um país de baixa performance educacional, o desafio se perfila hercúleo, a ponto de nem tudo se possível. Tendo como subsídio o questionamento como estratégia para evocar o pensamento reflexivo e crítico do ensino de orçamento empresarial do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará, o estudo em tela identifica entraves no ensino, relata causa de eventos em sala de aula e reflexões das próprias ações e delineia esforços no sentido de aumentar o próprio êxito e dos alunos. Trata-se de um estudo de caso intrínseco haja vista a peculiaridade de investigar um problema prático de docência cujo interesse é no caso em si, conhecer mais aquela unidade específica. O principal instrumento de coleta de dados foi o cérebro do professor/pesquisador, como unidade única de estocagem de informações memorizadas e que se recorre a extensão da memória, permitindo assim a transmissão memorial por meio de seu registro, contemplando uma janela temporal de 2009-2017.1. Sobressaiu-se também a observação participante das aulas, a análise documental como o plano de aula, as produções dos discentes e a captação de comentários de atores como os próprios alunos, funcionários e o titular da coordenação do Curso. A renovação das ações educacionais por ora ainda não manifestou um desempenho diferente do que era. Porém a procura pela disciplina aumentou."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO"
    "palavra_chave" => "PROFESSOR REFLEXIVO, ORÇAMENTO CORPORATIVO, PRÁTICA DOCENTE, SALA DE AULA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA95_ID865_12092017211412.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO ISIDRO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ISIDRO"
    "autor_email" => "fisidro30@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

Alcançar o melhor do ensino é sempre um dilema pois o mesmo deve estar concatenado com a melhor aprendizagem do aprendiz. A questão é: como atingir o melhor? Vivendo em um país de baixa performance educacional, o desafio se perfila hercúleo, a ponto de nem tudo se possível. Tendo como subsídio o questionamento como estratégia para evocar o pensamento reflexivo e crítico do ensino de orçamento empresarial do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará, o estudo em tela identifica entraves no ensino, relata causa de eventos em sala de aula e reflexões das próprias ações e delineia esforços no sentido de aumentar o próprio êxito e dos alunos. Trata-se de um estudo de caso intrínseco haja vista a peculiaridade de investigar um problema prático de docência cujo interesse é no caso em si, conhecer mais aquela unidade específica. O principal instrumento de coleta de dados foi o cérebro do professor/pesquisador, como unidade única de estocagem de informações memorizadas e que se recorre a extensão da memória, permitindo assim a transmissão memorial por meio de seu registro, contemplando uma janela temporal de 2009-2017.1. Sobressaiu-se também a observação participante das aulas, a análise documental como o plano de aula, as produções dos discentes e a captação de comentários de atores como os próprios alunos, funcionários e o titular da coordenação do Curso. A renovação das ações educacionais por ora ainda não manifestou um desempenho diferente do que era. Porém a procura pela disciplina aumentou.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.