DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA INCLUSÃO ESCOLAR NA CONTEMPORANEIDADE: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49720 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 406 "inscrito_id" => 998 "titulo" => "DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA INCLUSÃO ESCOLAR NA CONTEMPORANEIDADE: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO" "resumo" => "A inclusão de crianças com deficiências de ensino regular é um tema de grande relevância e tem sido bastante discutido na contemporaneidade por gerar muitas dúvidas aos professores e representar um grande desafio às escolas públicas regulares. Este trabalho é um estudo preliminar sobre inclusão e acessibilidade na Educação Básica e no Ensino Superior, o qual faz parte do “Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão, Acessibilidade, Deficiência, Práticas Pedagógicas”, vinculado ao Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O principal objetivo deste trabalho é analisar o processo de inclusão em duas escolas públicas de educação básica, localizadas na cidade de Mucambo, Estado do Ceará. Os objetivos específicos são: discutir a diferença entre integração e inclusão e comparar respostas de duas escolas sobre o processo de inclusão de alunos com deficiências. Para produção deste trabalho, foi realizada uma revisão bibliográfica a partir dos estudos de alguns autores: Mantoan (2003; 2006; 2008), Mittler (2003) e Sassaki (1998) que contribuíram significamente para a discussão dessa temática. Para a coleta das informações procedeu-se à análise de uma entrevista composta por cinco questões abertas e conversas informais com a gestão escolar acerca da inclusão no âmbito educacional, bem como observações in lócus. Os principais resultados da pesquisa realizada nas instituições de educação básica permitiram afirmar que o que está dificultando o processo de inclusão dos alunos com deficiência nas escolas de ensino regular são a falta de formação docente e a insuficiência da infraestrutura das escolas para receber e atender esses alunos. Conclui-se que, a prática da inclusão no espaço escolar vem se efetivando sem a infraestrutura adequada e necessária aos projetos inclusivos, tanto no tocante aos aspectos físicos e materiais quanto da formação dos professores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "INCLUSÃO ESCOLAR, ALUNO COM DEFICIÊNCIA, ESCOLA REGULAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA70_ID998_12092017094908.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉIA AMORIM DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉIA AMORIM" "autor_email" => "andyamorym@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49720 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 406 "inscrito_id" => 998 "titulo" => "DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA INCLUSÃO ESCOLAR NA CONTEMPORANEIDADE: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO" "resumo" => "A inclusão de crianças com deficiências de ensino regular é um tema de grande relevância e tem sido bastante discutido na contemporaneidade por gerar muitas dúvidas aos professores e representar um grande desafio às escolas públicas regulares. Este trabalho é um estudo preliminar sobre inclusão e acessibilidade na Educação Básica e no Ensino Superior, o qual faz parte do “Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão, Acessibilidade, Deficiência, Práticas Pedagógicas”, vinculado ao Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O principal objetivo deste trabalho é analisar o processo de inclusão em duas escolas públicas de educação básica, localizadas na cidade de Mucambo, Estado do Ceará. Os objetivos específicos são: discutir a diferença entre integração e inclusão e comparar respostas de duas escolas sobre o processo de inclusão de alunos com deficiências. Para produção deste trabalho, foi realizada uma revisão bibliográfica a partir dos estudos de alguns autores: Mantoan (2003; 2006; 2008), Mittler (2003) e Sassaki (1998) que contribuíram significamente para a discussão dessa temática. Para a coleta das informações procedeu-se à análise de uma entrevista composta por cinco questões abertas e conversas informais com a gestão escolar acerca da inclusão no âmbito educacional, bem como observações in lócus. Os principais resultados da pesquisa realizada nas instituições de educação básica permitiram afirmar que o que está dificultando o processo de inclusão dos alunos com deficiência nas escolas de ensino regular são a falta de formação docente e a insuficiência da infraestrutura das escolas para receber e atender esses alunos. Conclui-se que, a prática da inclusão no espaço escolar vem se efetivando sem a infraestrutura adequada e necessária aos projetos inclusivos, tanto no tocante aos aspectos físicos e materiais quanto da formação dos professores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "INCLUSÃO ESCOLAR, ALUNO COM DEFICIÊNCIA, ESCOLA REGULAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA70_ID998_12092017094908.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉIA AMORIM DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉIA AMORIM" "autor_email" => "andyamorym@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }