AS TEORIAS VYGOTSKIANAS E SUAS APLICAÇÕES NA SALA DE AULA
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49569 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 160 "inscrito_id" => 559 "titulo" => "AS TEORIAS VYGOTSKIANAS E SUAS APLICAÇÕES NA SALA DE AULA" "resumo" => "Neste trabalho apresentamos um estudo sobre o processo de desenvolvimento cognitivo na perspectiva Vygotskiana, através do ensino do Inglês, como língua estrangeira, e da imprescindível contribuição desta teoria para a formação docente. O trabalho foi baseado em uma atividade de extensão promovida pela Professora Iara Saraiva Martins na disciplina de Psicologia do Desenvolvimento, do curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês, do Instituto Federal de Ciências e Tecnologias do Ceará (IFCE). Objetivou-se descrever a interação como um importante processo de aprendizagem e de desenvolvimento cognitivo humano. Inicialmente foram realizadas leituras, estudos e discussões sobre a teoria apresentada para depois partir para a prática em sala de aula, onde empregamos atividades com música, cards, bingo, pintura em grupo e peça teatral. O momento proporcionado foi de melhor aproveitamento por parte dos alunos, pois puderam ser sujeitos ativos no processo de aprendizagem através da interação, linguagem e atividades recreativas. Dessa forma, percebeu-se a importância do professor ter consciência da necessidade de interação dos alunos com o meio e seus pares, como forma de construção e transformação do seu ambiente social. Após as ações desempenhadas, estudos e observações sob a perspectiva Vygotskiana, foi possível compreender com clareza como acontece o processo de desenvolvimento através da interação e o quanto a teoria sociointeracionista contribui significativamente para a formação de professores e alunos autônomos e críticos. Além disso, concluiu-se também o quanto a atividade de extensão juntamente com a pesquisa cientifica possuem extrema importância para a formação do professor como parte essencial do desenvolvimento pessoal, acadêmico e ainda, não menos importante, como uma forma de compromisso com a sociedade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "LETRAS / LINGUÍSTICA" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, SOCIOINTERACIONISMO, ENSINO, TEORIA VYGOTSKIANA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA35_ID559_25082017203635.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÁSSIA MARIA LIMA ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "CÁSSIA LIMA" "autor_email" => "cassia08maria@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49569 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 160 "inscrito_id" => 559 "titulo" => "AS TEORIAS VYGOTSKIANAS E SUAS APLICAÇÕES NA SALA DE AULA" "resumo" => "Neste trabalho apresentamos um estudo sobre o processo de desenvolvimento cognitivo na perspectiva Vygotskiana, através do ensino do Inglês, como língua estrangeira, e da imprescindível contribuição desta teoria para a formação docente. O trabalho foi baseado em uma atividade de extensão promovida pela Professora Iara Saraiva Martins na disciplina de Psicologia do Desenvolvimento, do curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês, do Instituto Federal de Ciências e Tecnologias do Ceará (IFCE). Objetivou-se descrever a interação como um importante processo de aprendizagem e de desenvolvimento cognitivo humano. Inicialmente foram realizadas leituras, estudos e discussões sobre a teoria apresentada para depois partir para a prática em sala de aula, onde empregamos atividades com música, cards, bingo, pintura em grupo e peça teatral. O momento proporcionado foi de melhor aproveitamento por parte dos alunos, pois puderam ser sujeitos ativos no processo de aprendizagem através da interação, linguagem e atividades recreativas. Dessa forma, percebeu-se a importância do professor ter consciência da necessidade de interação dos alunos com o meio e seus pares, como forma de construção e transformação do seu ambiente social. Após as ações desempenhadas, estudos e observações sob a perspectiva Vygotskiana, foi possível compreender com clareza como acontece o processo de desenvolvimento através da interação e o quanto a teoria sociointeracionista contribui significativamente para a formação de professores e alunos autônomos e críticos. Além disso, concluiu-se também o quanto a atividade de extensão juntamente com a pesquisa cientifica possuem extrema importância para a formação do professor como parte essencial do desenvolvimento pessoal, acadêmico e ainda, não menos importante, como uma forma de compromisso com a sociedade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "LETRAS / LINGUÍSTICA" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, SOCIOINTERACIONISMO, ENSINO, TEORIA VYGOTSKIANA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA35_ID559_25082017203635.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÁSSIA MARIA LIMA ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "CÁSSIA LIMA" "autor_email" => "cassia08maria@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }