No Brasil o profissional de enfermagem é responsável pelo preparo e administração de medicamentos (BRASIL, 2013). Entre as vias de administração mais utilizadas pela equipe de enfermagem a endovenosa é a mais comum. O presente estudo objetivou avaliar a técnica de punção venosa na administração de medicamentos em um hospital de doenças infectocontagiosas em Fortaleza-Ce. Trata-se de estudo exploratório, descritivo, observacional, com delineamento transversal de abordagem quantitativa com a finalidade de registrar aspectos relacionados com a técnica de punção venosa, estudo desenvolvido em um hospital terciário de referência em doenças infectocontagiosas. A partir das 210 observações caracterizou-se o processo de punção venosa para administração de medicamentos endovenosos. Quanto ao dispositivo intravenoso utilizado, o cateter agulhado de nº23 com 61,7% predominou na escolha do dispositivo utilizado para punção, seguido do cateter agulhado (scalp) nº19 com 8% e cateter agulhado (scalp) nº25 e 21 com 4,2%. Quanto ao número de tentativas para êxito da punção venosa 73,4% realizaram apenas uma punção para obter êxito, em relação ao número de profissionais que tentaram puncionar em sua maioria foi apenas um profissional em 96,6% das observações que realizou todas as etapas, a quantidade de vezes que cada profissional tentou puncionar observa-se que 93,3% obteve sucesso logo na primeira tentativa por cada profissional, as principais localizações das veias escolhidas para punção foi a fossa anticubital em 53,3% das observações e arco dorsal da mão em 46,7%, bem como o número de profissionais atuantes no procedimento em sua grande maioria um profissional atuou em todo o procedimento em 96,6% das observações. Com o desenvolvimento do presente estudo foi possível avaliar a técnica de punção venosa realizada pelos profissionais de enfermagem no processo de administração de medicamentos por via endovenosa Portanto permitiu-se a identificação do diagnóstico situacional da equipe de enfermagem para assim direcionar a implementação de planejamentos estratégicos futuros em busca de desenvolvimento de competências que se alinhem ao que é desenvolvido na instituição e ao que reza a literatura pertinente sobre o assunto.