AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS NA SEARA DA CIÊNCIA DA UFC
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49628 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 742 "inscrito_id" => 2118 "titulo" => "AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS NA SEARA DA CIÊNCIA DA UFC" "resumo" => "O presente artigo busca avaliar a efetividade dos procedimentos didáticos pedagógicos na aprendizagem dos alunos que participaram dos cursos básicos de Matemática pela Seara da Ciência da UFC. Nesse sentido, o referido estudo consistiu na investigação das relações de ensino e da aprendizagem desenvolvida em espaços não-formais de educação. Observou-se que a Seara da Ciência se consolidou por meio de sua relevância social, cultural e histórica, entretanto, cabe considerar os aspectos relacionados ao monitoramento e acompanhamento dessas ações desenvolvidas por meio da aprendizagem de alunos e monitores. A pesquisa constitui-se como exploratória e descritiva quanto ao objetivo geral na abordagem qualitativa, todavia, observou-se o contexto em que as ações de ensino foram desenvolvidas, utilizando-se do modelo avaliativo proposto por Michael Scriven (1972). Os dados provenientes da pesquisa de campo deverão ser coletados por meio de entrevistas e questionários com perguntas semiestruturadas aplicados aos discentes e monitores. Para os últimos foi elaborado também um roteiro de entrevistas (diário de campo). A análise qualitativa será feita com o suporte do software Atlas.ti7 (Computer - Assisted Qualitative Data Analysis Software – CAQDAS. Nesse sentido, a avaliação deve ser realizada ao longo do desenvolvimento de programas, projetos e produtos educacionais. Nesse sentido, a pesquisa objetivou tecer reflexões a serem construídas acerca dos espaços não-formais de educação e a avaliação educacional servirá de base para novas reconstruções e tomadas de consciência sobre a relação ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM, ENSINO NÃO-FORMAL, PERCEPÇÃO DOCENTE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA144_ID2118_15092017143908.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIDUINA LOPES ALVES" "autor_nome_curto" => "LIDUINA" "autor_email" => "lidulopes.ufc@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49628 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 742 "inscrito_id" => 2118 "titulo" => "AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS NA SEARA DA CIÊNCIA DA UFC" "resumo" => "O presente artigo busca avaliar a efetividade dos procedimentos didáticos pedagógicos na aprendizagem dos alunos que participaram dos cursos básicos de Matemática pela Seara da Ciência da UFC. Nesse sentido, o referido estudo consistiu na investigação das relações de ensino e da aprendizagem desenvolvida em espaços não-formais de educação. Observou-se que a Seara da Ciência se consolidou por meio de sua relevância social, cultural e histórica, entretanto, cabe considerar os aspectos relacionados ao monitoramento e acompanhamento dessas ações desenvolvidas por meio da aprendizagem de alunos e monitores. A pesquisa constitui-se como exploratória e descritiva quanto ao objetivo geral na abordagem qualitativa, todavia, observou-se o contexto em que as ações de ensino foram desenvolvidas, utilizando-se do modelo avaliativo proposto por Michael Scriven (1972). Os dados provenientes da pesquisa de campo deverão ser coletados por meio de entrevistas e questionários com perguntas semiestruturadas aplicados aos discentes e monitores. Para os últimos foi elaborado também um roteiro de entrevistas (diário de campo). A análise qualitativa será feita com o suporte do software Atlas.ti7 (Computer - Assisted Qualitative Data Analysis Software – CAQDAS. Nesse sentido, a avaliação deve ser realizada ao longo do desenvolvimento de programas, projetos e produtos educacionais. Nesse sentido, a pesquisa objetivou tecer reflexões a serem construídas acerca dos espaços não-formais de educação e a avaliação educacional servirá de base para novas reconstruções e tomadas de consciência sobre a relação ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM, ENSINO NÃO-FORMAL, PERCEPÇÃO DOCENTE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA144_ID2118_15092017143908.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIDUINA LOPES ALVES" "autor_nome_curto" => "LIDUINA" "autor_email" => "lidulopes.ufc@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }