Um fato inegável é a presença da tecnologia no nosso cotidiano, essa presença aparece mais diversos âmbitos, especialmente, no meio acadêmico e educacional. O quadro negro e o giz, por exemplo, estão abandonando cada vez mais as salas de aula, e até mesmo esse ambiente está sendo substituído por vídeo aulas que permitem um ensino a distância.
Essa realidade, nos atenta a uma educação mais colaborativa, aonde o professor não irá apenas repassar os seus conhecimentos de maneira expositiva, mas, dará ao aluno oportunidade de explorar, por meio das ferramentas tecnológicas, o grande número de informação ao qual estamos inseridos constantemente. Desse modo, é de extrema importância, que o professor, se adapte as mudanças tecnológicas e implante-as na sua metodologia de ensino, de forma que não apenas tenha intuito de transferir conhecimento, mas também crie possibilidades para que o aluno possa criá-lo e construí-lo.
Diante disso, e a partir das nossas próprias experiências em sala de aula com o ensino da língua inglesa, observamos a necessidade de meios que possibilitassem um maior interesse dos alunos com a disciplina que exige certo grau de dinamismo. Assim, buscamos trazer o livro que utilizávamos em classe, para uma realidade virtual, ao qual os alunos conhecem muito bem, pois estão inseridos na internet praticamente metade de seus dias. Com isso, desenvolvemos o site e tentamos estabelecer uma relação entre o ciberespaço defendido pelo filósofo Francês Pierre Lévy e o processo de ensino-aprendizagem, levando em consideração a importância que a língua inglesa tem em nossas vidas atualmente.