PROJETO DE EXTENSÃO CAPOEIRA E LETRAMENTO DE RESISTÊNCIAS
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 50095 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 1025 "inscrito_id" => 1101 "titulo" => "PROJETO DE EXTENSÃO CAPOEIRA E LETRAMENTO DE RESISTÊNCIAS" "resumo" => "A intenção do presente artigo é trazer a experiência do Projeto de Extensão “Capoeira e Letramentos de Resistência” implementado no IFCE campus Camocim. Tal projeto teve o intuito de realizar encontros semanais com crianças e adolescentes da comunidade do entorno do Instituto, integrando a manifestação cultural da capoeira e o letramento, juntamente com ações e criando vínculos entre ambos. O artigo traz apontamentos que afirmam a importância dessa ação de extensão tanto para a formação do aluno extensionista e futuro profissional licenciado, quanto para a formação da criança e/ou adolescente inserida nesse meio em que se aprende uma educação diferenciada, e o respeito às crenças, pois tem como exploração a cultura afro-brasileira na figura da capoeira, uma linguagem rica culturalmente e historicamente, reconhecida devido a sua resistência que percorre até os dias atuais, ou seja contendo os valores essenciais para que a partir desse tema fossem abordados diversos temas transversais, como: saúde, respeito, família, lendas, biografias, etc. Através disso foram feitas observações durante o período de 2016-2017 no decorrer das atividades, tanto do letramento quanto da prática da capoeira, no qual serão descritos neste artigo como resultados satisfatórios, pois são apontados a desmitificação da unidade como lugar fora de alcance da comunidade, passando assim a ser um lugar acolhedor, não somente abraçando as crianças, mas também seus familiares. Por fim observou-se também que a partir da inserção da criança junto ao projeto houve estímulo ao censo crítico tanto a questões como a cultura, antes distante da realidade de muitos, também sobre a pluralidade, o gênero, os direitos e a cidadania." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LETRAS / LINGUÍSTICA" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, LETRAMENTO, LEITURA E ESCRITA, CAPOEIRA-BRASIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA72_ID1101_23092017101943.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOVANICE SOUSA COSTA" "autor_nome_curto" => "JOVANICE COSTA" "autor_email" => "jovaniceliceu@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 50095 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 1025 "inscrito_id" => 1101 "titulo" => "PROJETO DE EXTENSÃO CAPOEIRA E LETRAMENTO DE RESISTÊNCIAS" "resumo" => "A intenção do presente artigo é trazer a experiência do Projeto de Extensão “Capoeira e Letramentos de Resistência” implementado no IFCE campus Camocim. Tal projeto teve o intuito de realizar encontros semanais com crianças e adolescentes da comunidade do entorno do Instituto, integrando a manifestação cultural da capoeira e o letramento, juntamente com ações e criando vínculos entre ambos. O artigo traz apontamentos que afirmam a importância dessa ação de extensão tanto para a formação do aluno extensionista e futuro profissional licenciado, quanto para a formação da criança e/ou adolescente inserida nesse meio em que se aprende uma educação diferenciada, e o respeito às crenças, pois tem como exploração a cultura afro-brasileira na figura da capoeira, uma linguagem rica culturalmente e historicamente, reconhecida devido a sua resistência que percorre até os dias atuais, ou seja contendo os valores essenciais para que a partir desse tema fossem abordados diversos temas transversais, como: saúde, respeito, família, lendas, biografias, etc. Através disso foram feitas observações durante o período de 2016-2017 no decorrer das atividades, tanto do letramento quanto da prática da capoeira, no qual serão descritos neste artigo como resultados satisfatórios, pois são apontados a desmitificação da unidade como lugar fora de alcance da comunidade, passando assim a ser um lugar acolhedor, não somente abraçando as crianças, mas também seus familiares. Por fim observou-se também que a partir da inserção da criança junto ao projeto houve estímulo ao censo crítico tanto a questões como a cultura, antes distante da realidade de muitos, também sobre a pluralidade, o gênero, os direitos e a cidadania." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LETRAS / LINGUÍSTICA" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, LETRAMENTO, LEITURA E ESCRITA, CAPOEIRA-BRASIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA72_ID1101_23092017101943.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOVANICE SOUSA COSTA" "autor_nome_curto" => "JOVANICE COSTA" "autor_email" => "jovaniceliceu@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }