A intenção do presente artigo é trazer a experiência do Projeto de Extensão “Capoeira e Letramentos de Resistência” implementado no IFCE campus Camocim. Tal projeto teve o intuito de realizar encontros semanais com crianças e adolescentes da comunidade do entorno do Instituto, integrando a manifestação cultural da capoeira e o letramento, juntamente com ações e criando vínculos entre ambos. O artigo traz apontamentos que afirmam a importância dessa ação de extensão tanto para a formação do aluno extensionista e futuro profissional licenciado, quanto para a formação da criança e/ou adolescente inserida nesse meio em que se aprende uma educação diferenciada, e o respeito às crenças, pois tem como exploração a cultura afro-brasileira na figura da capoeira, uma linguagem rica culturalmente e historicamente, reconhecida devido a sua resistência que percorre até os dias atuais, ou seja contendo os valores essenciais para que a partir desse tema fossem abordados diversos temas transversais, como: saúde, respeito, família, lendas, biografias, etc. Através disso foram feitas observações durante o período de 2016-2017 no decorrer das atividades, tanto do letramento quanto da prática da capoeira, no qual serão descritos neste artigo como resultados satisfatórios, pois são apontados a desmitificação da unidade como lugar fora de alcance da comunidade, passando assim a ser um lugar acolhedor, não somente abraçando as crianças, mas também seus familiares. Por fim observou-se também que a partir da inserção da criança junto ao projeto houve estímulo ao censo crítico tanto a questões como a cultura, antes distante da realidade de muitos, também sobre a pluralidade, o gênero, os direitos e a cidadania.