A ARTE DE CRIAR NOVOS POSSÍVEIS: A EXPRESSÃO PLÁSTICA COMO FORMA DE PROMOVER A CRIATIVIDADE NAS CRIANÇAS
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49378 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 9 "inscrito_id" => 207 "titulo" => "A ARTE DE CRIAR NOVOS POSSÍVEIS: A EXPRESSÃO PLÁSTICA COMO FORMA DE PROMOVER A CRIATIVIDADE NAS CRIANÇAS" "resumo" => "A criatividade se configura como algo imprescindível para o desenvolvimento humano, assim as crianças desde pequenas precisam ser estimuladas a desenvolver seu potencial criador, desta forma por meio da Arte é possível oferecer a criança um ambiente possível para que este fato ocorra. Partindo deste pressuposto esta pesquisa trata-se de uma investigação decorrente de como a expressão plástica pode ser utilizada dentro do ambiente escolar, com crianças como meio de desenvolver a criatividade. Ressaltou-se a autores como Barbosa (1992-1995), para discutir sobre a Arte no contexto brasileiro e também trabalhamos conceitos de criatividade embasados em teóricos como: Alencar (1993) e Stolz (1999). Através dos métodos escolhidos nesta pesquisa descrevemos dimensões significativas e aspectos que caracterizam um novo olhar às expressões plásticas utilizadas na escola, ampliando ainda mais uma reflexão acerca da importância de inserir a arte no meio educacional de maneira consciente e intencional focando sempre o desenvolvimento do individuo. A metodologia se configura por uma pesquisa de campo e revela dados através de um cotidiano escolar na cidade de Feira de Santana contatando que é possível utilizar a Arte em especial a expressão plástica como meio de desenvolver a criatividade. A relevância desta pesquisa se caracteriza por tratar de um tema pouco abordado nas escolas de formação e pelo fato da Arte ser entendida muitas vezes como uma mera atividade escolar. Sendo assim, esta pesquisa possibilitou o estabelecimento de relações significativas entre a teoria e a prática. Acreditamos que nossa pesquisa contribui satisfatoriamente para tornar evidente que é possível desenvolver na escola uma prática consistente que interfere de forma positiva no desenvolvimento da criatividade, mas precisamente no campo da arte." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "ARTE, CRIATIVIDADE, EXPRESSÃO PLÁSTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID207_22042017112735.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA ARAÚJO LEAL" "autor_nome_curto" => "DÉBORA LEAL" "autor_email" => "delleal8@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49378 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 9 "inscrito_id" => 207 "titulo" => "A ARTE DE CRIAR NOVOS POSSÍVEIS: A EXPRESSÃO PLÁSTICA COMO FORMA DE PROMOVER A CRIATIVIDADE NAS CRIANÇAS" "resumo" => "A criatividade se configura como algo imprescindível para o desenvolvimento humano, assim as crianças desde pequenas precisam ser estimuladas a desenvolver seu potencial criador, desta forma por meio da Arte é possível oferecer a criança um ambiente possível para que este fato ocorra. Partindo deste pressuposto esta pesquisa trata-se de uma investigação decorrente de como a expressão plástica pode ser utilizada dentro do ambiente escolar, com crianças como meio de desenvolver a criatividade. Ressaltou-se a autores como Barbosa (1992-1995), para discutir sobre a Arte no contexto brasileiro e também trabalhamos conceitos de criatividade embasados em teóricos como: Alencar (1993) e Stolz (1999). Através dos métodos escolhidos nesta pesquisa descrevemos dimensões significativas e aspectos que caracterizam um novo olhar às expressões plásticas utilizadas na escola, ampliando ainda mais uma reflexão acerca da importância de inserir a arte no meio educacional de maneira consciente e intencional focando sempre o desenvolvimento do individuo. A metodologia se configura por uma pesquisa de campo e revela dados através de um cotidiano escolar na cidade de Feira de Santana contatando que é possível utilizar a Arte em especial a expressão plástica como meio de desenvolver a criatividade. A relevância desta pesquisa se caracteriza por tratar de um tema pouco abordado nas escolas de formação e pelo fato da Arte ser entendida muitas vezes como uma mera atividade escolar. Sendo assim, esta pesquisa possibilitou o estabelecimento de relações significativas entre a teoria e a prática. Acreditamos que nossa pesquisa contribui satisfatoriamente para tornar evidente que é possível desenvolver na escola uma prática consistente que interfere de forma positiva no desenvolvimento da criatividade, mas precisamente no campo da arte." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "ARTE, CRIATIVIDADE, EXPRESSÃO PLÁSTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID207_22042017112735.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA ARAÚJO LEAL" "autor_nome_curto" => "DÉBORA LEAL" "autor_email" => "delleal8@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }