TRAÇOS DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA: COM A VOZ, BOLSISTAS DO PIBID-UECE DE PEDAGOGIA
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 50189 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 608 "inscrito_id" => 85 "titulo" => "TRAÇOS DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA: COM A VOZ, BOLSISTAS DO PIBID-UECE DE PEDAGOGIA" "resumo" => "As tendências pedagógicas pós-modernas que chegam à formação de professores e nas instituições de ensino fazem-nos repensar sobre a necessidade da inovação pedagógica. Nesse sentido, o presente artigo traz algumas reflexões acerca das percepções de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Estadual do Ceará (PIBID-UECE), vinculado ao curso de Pedagogia, cujo subprojeto intitula-se Processos de ensino - aprendizagem dos conteúdos escolares a partir da leitura de mundo, inscrito sob o Edital PIBID n° 061/2013 CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O objetivo deste estudo consiste em compreender experiências formativas de licenciandos inseridos no Programa, bem como suas posturas docentes numa perspectiva inovadora. Para tanto, optamos por trabalhar metodologicamente com a pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Utilizamos como técnica de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. O aporte teórico se sustenta a partir de Freire (1986, 2001), Cunha (2008), Farias (2006), e Braga (2015). Através dos estudos dos referidos autores chegamos à compreensão que os traços da inovação pedagógica se materializam no trabalho democrático, coletivo, e em uma educação humanizadora que considera os saberes da experiência, caracterizando diálogo e a gestão democrática como caminhos para a reconfiguração do ensinar e do aprender. Por fim, os achados dessa pesquisa revelam que a inovação pedagógica nem sempre é caracterizada por originalidade, é conhecida por um processo que tem como elemento a sensibilidade com o outro no ato de ensinar e de aprender e se torna percebida como um processo lúdico na construção do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, PIBID, ESCOLA PÚBLICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID85_13092017221959.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSICA DE ARAUJO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA OLIVEIR" "autor_email" => "jessicadearaujooliveira@g" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 50189 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 608 "inscrito_id" => 85 "titulo" => "TRAÇOS DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA: COM A VOZ, BOLSISTAS DO PIBID-UECE DE PEDAGOGIA" "resumo" => "As tendências pedagógicas pós-modernas que chegam à formação de professores e nas instituições de ensino fazem-nos repensar sobre a necessidade da inovação pedagógica. Nesse sentido, o presente artigo traz algumas reflexões acerca das percepções de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Estadual do Ceará (PIBID-UECE), vinculado ao curso de Pedagogia, cujo subprojeto intitula-se Processos de ensino - aprendizagem dos conteúdos escolares a partir da leitura de mundo, inscrito sob o Edital PIBID n° 061/2013 CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O objetivo deste estudo consiste em compreender experiências formativas de licenciandos inseridos no Programa, bem como suas posturas docentes numa perspectiva inovadora. Para tanto, optamos por trabalhar metodologicamente com a pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Utilizamos como técnica de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. O aporte teórico se sustenta a partir de Freire (1986, 2001), Cunha (2008), Farias (2006), e Braga (2015). Através dos estudos dos referidos autores chegamos à compreensão que os traços da inovação pedagógica se materializam no trabalho democrático, coletivo, e em uma educação humanizadora que considera os saberes da experiência, caracterizando diálogo e a gestão democrática como caminhos para a reconfiguração do ensinar e do aprender. Por fim, os achados dessa pesquisa revelam que a inovação pedagógica nem sempre é caracterizada por originalidade, é conhecida por um processo que tem como elemento a sensibilidade com o outro no ato de ensinar e de aprender e se torna percebida como um processo lúdico na construção do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, PIBID, ESCOLA PÚBLICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID85_13092017221959.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSICA DE ARAUJO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA OLIVEIR" "autor_email" => "jessicadearaujooliveira@g" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }