VISÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUANTO À METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS LIVROS DIDÁTICOS
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 50224 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 712 "inscrito_id" => 1010 "titulo" => "VISÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUANTO À METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS LIVROS DIDÁTICOS" "resumo" => "Este estudo visou diagnosticar como e para que os professores do 1º ano do Ensino Médio de seis escolas estaduais do Vale do Taquari usam os livros didáticos de Matemática no planejamento e no desenvolvimento de suas aulas, e identificar suas percepções em relação à abordagem da resolução de problemas neste material. Para atingir os objetivos, realizou-se um estudo qualitativo, em que os pesquisadores estiveram envolvidos no processo, a pesquisa caracteriza-se por um estudo de caso, pois se refere a uma análise e exploração de um caso particular, porém considerando o todo. Como meio de coleta de dados, utilizou-se inicialmente a técnica de entrevista filmada, cuja escolha foi feita para obtenção de informações que contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa, a partir de um roteiro previamente estruturado. No entanto, a finalidade era uma conversa, informal e aberta entre os envolvidos. As entrevistas foram realizadas individualmente de forma presencial em cada uma das seis escolas, sob um roteiro semiestruturado, possibilitando ao entrevistador fazer outros questionamentos não antecipados, a partir das respostas dadas pelos dez professores de Matemática que participaram desta etapa. As entrevistas foram gravadas e transcritas, para posterior análise, disto emergiram quatro categorias observadas a partir das respostas. Como resultados, destacam-se que os livros didáticos são utilizados pelos professores sob diferentes aspectos, principalmente para retirar exercícios e problemas que estão relacionados aos conteúdos que exploram em suas aulas e que apresentam algumas inovações, mas os problemas vêm, na maioria das vezes, vinculados a algum conteúdo específico. Considera-se, portanto, que o livro didático auxilia o professor e permite reflexões que possibilitam a ele realizar uma abordagem voltada à metodologia da resolução de problemas, porém, este por si só não é suficiente para prática escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA144_ID1010_15092017111757.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEOVANA LUIZA KLIEMANN" "autor_nome_curto" => "GEOVANA LUIZA" "autor_email" => "geovanakliemann@universo." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 50224 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 712 "inscrito_id" => 1010 "titulo" => "VISÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUANTO À METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS LIVROS DIDÁTICOS" "resumo" => "Este estudo visou diagnosticar como e para que os professores do 1º ano do Ensino Médio de seis escolas estaduais do Vale do Taquari usam os livros didáticos de Matemática no planejamento e no desenvolvimento de suas aulas, e identificar suas percepções em relação à abordagem da resolução de problemas neste material. Para atingir os objetivos, realizou-se um estudo qualitativo, em que os pesquisadores estiveram envolvidos no processo, a pesquisa caracteriza-se por um estudo de caso, pois se refere a uma análise e exploração de um caso particular, porém considerando o todo. Como meio de coleta de dados, utilizou-se inicialmente a técnica de entrevista filmada, cuja escolha foi feita para obtenção de informações que contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa, a partir de um roteiro previamente estruturado. No entanto, a finalidade era uma conversa, informal e aberta entre os envolvidos. As entrevistas foram realizadas individualmente de forma presencial em cada uma das seis escolas, sob um roteiro semiestruturado, possibilitando ao entrevistador fazer outros questionamentos não antecipados, a partir das respostas dadas pelos dez professores de Matemática que participaram desta etapa. As entrevistas foram gravadas e transcritas, para posterior análise, disto emergiram quatro categorias observadas a partir das respostas. Como resultados, destacam-se que os livros didáticos são utilizados pelos professores sob diferentes aspectos, principalmente para retirar exercícios e problemas que estão relacionados aos conteúdos que exploram em suas aulas e que apresentam algumas inovações, mas os problemas vêm, na maioria das vezes, vinculados a algum conteúdo específico. Considera-se, portanto, que o livro didático auxilia o professor e permite reflexões que possibilitam a ele realizar uma abordagem voltada à metodologia da resolução de problemas, porém, este por si só não é suficiente para prática escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA144_ID1010_15092017111757.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEOVANA LUIZA KLIEMANN" "autor_nome_curto" => "GEOVANA LUIZA" "autor_email" => "geovanakliemann@universo." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }