CONCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE UMA UNIVERSIDADE SOBRE AS ATIVIDADES EXTENSIONISTAS
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49682 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 271 "inscrito_id" => 950 "titulo" => "CONCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE UMA UNIVERSIDADE SOBRE AS ATIVIDADES EXTENSIONISTAS" "resumo" => "As universidades apresentam a importante missão de formar profissionais para atuação em sociedade e mercado de trabalho. Essas devem seguir o preceito da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a qual denota uma formação completa aos alunos de graduação, entretanto, é perceptível um conhecimento maior pelos alunos relacionado ao ensino e a pesquisa, acompanhada da falta de identificação quanto à extensão universitária. Desta forma, este trabalho incide em sensibilizar os alunos da disciplina de projeto de monografia quanto à prática de extensão na universidade, no tocante de instigarem a refletirem quanto à produção de um trabalho pautado neste tripé de formação. Para realização deste trabalho, aplicaram-se questionários com perguntas objetivas e subjetivas aos 09 alunos matriculados na disciplina de projeto de monografia, esses questionários foram aplicados antes de uma apresentação quanto a um projeto de extensão, questionando a definição de extensão por esses alunos, bem como a identificação da prática de extensão nos programas de formação docente, as quais participam. Observou-se que uma minoria dos alunos conhecia a extensão universitária já que compararam com ensino e pesquisa, outra importante observação consiste na definição da extensão como uma prática associada à pesquisa, sem menção ao seu caráter social. Durante a apresentação do projeto de extensão, constatou-se uma melhor compreensão dos alunos ao identificar as suas observações da prática de extensão nas bolsas de formação docente as quais participam. Desta forma, identifica-se a falta de conhecimento dos alunos quanto à prática de extensão universitária, sendo um termo interligado apenas ao ensino e a pesquisa, assim como em sua definição pela maioria dos alunos, consiste em processo de pesquisa, entretanto sem menção ao seu caráter social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "palavra_chave" => "UNIVERSIDADE, EXTENSÃO, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA43_ID950_10092017185611.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO NUNES DE SOUSA MOURA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO NUNES" "autor_email" => "francisconunes_sousa@hotm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49682 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 271 "inscrito_id" => 950 "titulo" => "CONCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE UMA UNIVERSIDADE SOBRE AS ATIVIDADES EXTENSIONISTAS" "resumo" => "As universidades apresentam a importante missão de formar profissionais para atuação em sociedade e mercado de trabalho. Essas devem seguir o preceito da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a qual denota uma formação completa aos alunos de graduação, entretanto, é perceptível um conhecimento maior pelos alunos relacionado ao ensino e a pesquisa, acompanhada da falta de identificação quanto à extensão universitária. Desta forma, este trabalho incide em sensibilizar os alunos da disciplina de projeto de monografia quanto à prática de extensão na universidade, no tocante de instigarem a refletirem quanto à produção de um trabalho pautado neste tripé de formação. Para realização deste trabalho, aplicaram-se questionários com perguntas objetivas e subjetivas aos 09 alunos matriculados na disciplina de projeto de monografia, esses questionários foram aplicados antes de uma apresentação quanto a um projeto de extensão, questionando a definição de extensão por esses alunos, bem como a identificação da prática de extensão nos programas de formação docente, as quais participam. Observou-se que uma minoria dos alunos conhecia a extensão universitária já que compararam com ensino e pesquisa, outra importante observação consiste na definição da extensão como uma prática associada à pesquisa, sem menção ao seu caráter social. Durante a apresentação do projeto de extensão, constatou-se uma melhor compreensão dos alunos ao identificar as suas observações da prática de extensão nas bolsas de formação docente as quais participam. Desta forma, identifica-se a falta de conhecimento dos alunos quanto à prática de extensão universitária, sendo um termo interligado apenas ao ensino e a pesquisa, assim como em sua definição pela maioria dos alunos, consiste em processo de pesquisa, entretanto sem menção ao seu caráter social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "palavra_chave" => "UNIVERSIDADE, EXTENSÃO, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA43_ID950_10092017185611.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO NUNES DE SOUSA MOURA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO NUNES" "autor_email" => "francisconunes_sousa@hotm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }