CURSINHO POPULAR PRÉ-ENEM PAULO FREIRE: UM ESPAÇO PARA FORMAÇÃO DOCENTE DOS ALUNOS DE LICENCIATURA E BACHARELADO DA UFPI-CSHNB
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49715 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 689 "inscrito_id" => 2163 "titulo" => "CURSINHO POPULAR PRÉ-ENEM PAULO FREIRE: UM ESPAÇO PARA FORMAÇÃO DOCENTE DOS ALUNOS DE LICENCIATURA E BACHARELADO DA UFPI-CSHNB" "resumo" => "Resumo do artigo: A extensão universitária compreende-se como um meio de interação entre a sociedade e a universidade, contribuindo assim para que a primeira esteja mais presente no âmbito acadêmico tornando-se um caminho de mão dupla da construção dos conhecimentos. Nos últimos anos, em todo país nota-se a criação de cursos pré-vestibulares para classes carentes da população mediante projetos de extensão onde se constitui como uma das maneiras de intervenção apresentadas no cotidiano das universidades públicas. Nesse contexto, o Cursinho Popular Pré-ENEM Paulo Freire tem a dupla função: a) alternativa de estudo para o acesso ao ensino superior, sendo destinado aos estudantes do ensino médio de escolas públicas ou que tenham terminado o ensino médio, que desejem ingressar na universidade e b) atuar na formação dos discentes da universidade na área da docência das disciplinas escolares. Este trabalho tem por objetivo identificar o projeto de extensão como colaborador na formação profissional de graduandos de licenciaturas e bacharelados, por meio do Cursinho Popular Pré-ENEM Paulo Freire implantado na Universidade Federal do Piauí (UFPI). A pesquisa de caráter qualitativa foi realizada em dois momentos. Inicialmente contextualizamos o processo de criação e funcionamento do Projeto Cursinho Popular Pré-ENEM Paulo Freire e em seguida, analisamos a documentação e identificamos os objetivos e estratégias do projeto de extensão em promover a formação através da experiência docente para os estudantes dos cursos de licenciaturas e bacharelados da UFPI. E juntamente com o diálogo da produção cientifica concluímos que os cursinhos populares, especificamente o analisado nessa pesquisa, possibilitam aos discentes universitários a experiência da prática da docência, uma vez que oportuniza a troca mútua de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades teóricas e práticas, além do acompanhamento pedagógico permanente por dois docentes e pelo coordenador pedagógico responsável pela a capacitação, sendo desse modo essencial para o processo de formação e qualificação profissional principalmente dos que desejam seguir a carreira da docência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, PRÉ-VESTIBULAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA70_ID2163_15092017015541.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LUZIENE DE SOUSA GOMES" "autor_nome_curto" => "LUZIENE GOMES" "autor_email" => "luziene-94@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49715 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 689 "inscrito_id" => 2163 "titulo" => "CURSINHO POPULAR PRÉ-ENEM PAULO FREIRE: UM ESPAÇO PARA FORMAÇÃO DOCENTE DOS ALUNOS DE LICENCIATURA E BACHARELADO DA UFPI-CSHNB" "resumo" => "Resumo do artigo: A extensão universitária compreende-se como um meio de interação entre a sociedade e a universidade, contribuindo assim para que a primeira esteja mais presente no âmbito acadêmico tornando-se um caminho de mão dupla da construção dos conhecimentos. Nos últimos anos, em todo país nota-se a criação de cursos pré-vestibulares para classes carentes da população mediante projetos de extensão onde se constitui como uma das maneiras de intervenção apresentadas no cotidiano das universidades públicas. Nesse contexto, o Cursinho Popular Pré-ENEM Paulo Freire tem a dupla função: a) alternativa de estudo para o acesso ao ensino superior, sendo destinado aos estudantes do ensino médio de escolas públicas ou que tenham terminado o ensino médio, que desejem ingressar na universidade e b) atuar na formação dos discentes da universidade na área da docência das disciplinas escolares. Este trabalho tem por objetivo identificar o projeto de extensão como colaborador na formação profissional de graduandos de licenciaturas e bacharelados, por meio do Cursinho Popular Pré-ENEM Paulo Freire implantado na Universidade Federal do Piauí (UFPI). A pesquisa de caráter qualitativa foi realizada em dois momentos. Inicialmente contextualizamos o processo de criação e funcionamento do Projeto Cursinho Popular Pré-ENEM Paulo Freire e em seguida, analisamos a documentação e identificamos os objetivos e estratégias do projeto de extensão em promover a formação através da experiência docente para os estudantes dos cursos de licenciaturas e bacharelados da UFPI. E juntamente com o diálogo da produção cientifica concluímos que os cursinhos populares, especificamente o analisado nessa pesquisa, possibilitam aos discentes universitários a experiência da prática da docência, uma vez que oportuniza a troca mútua de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades teóricas e práticas, além do acompanhamento pedagógico permanente por dois docentes e pelo coordenador pedagógico responsável pela a capacitação, sendo desse modo essencial para o processo de formação e qualificação profissional principalmente dos que desejam seguir a carreira da docência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, PRÉ-VESTIBULAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA70_ID2163_15092017015541.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LUZIENE DE SOUSA GOMES" "autor_nome_curto" => "LUZIENE GOMES" "autor_email" => "luziene-94@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }