O presente estudo foi desenvolvido acerca de como os impostos influenciam na formação de preços de venda, visando também mostrar a importância de um bom planejamento tributário, sabendo que ele acarreta em uma boa vantagem competitiva para a empresa. Para a realização deste trabalho, foram realizadas análises de casos e estudos bibliográficos, afim de demonstrar de forma clara como é realizado todo o processo para se obter o preço absoluto da melhor forma possível. Visto que o Brasil possui umas das maiores cargas tributárias, os impostos acabam se tornando um dos principais elementos na formação dos custos e consequentemente na formação dos preços de venda. É demonstrado ainda, que a partir do rateio de todos os custos envolvidos, pode-se determinar o ponto de equilíbrio que a empresa precisará para não ter prejuízos. Por fim, conclui-se que os impactos na formação do custo de aquisição, assim como também na formação do preço de absoluto deve ser uma estratégia a ser considera pelas empresas, já que praticamente pequenas alterações nos custos provocam, por vezes, grandes impactos no preço de venda e, por consequência, na capacidade competitiva de qualquer empresa.