O presente trabalho tem como intuito evidenciar a importância da leitura como um instrumento de conquista da participação social. Tem como objetivo abordar os aspectos que distanciam o precoce leitor dos livros, que são a ferramenta de emancipação intelectual e social do indivíduo. Outro fator importante que desencadeou esse estudo foi notar como as mídias podem influenciar de forma negativa o discente, e prender a sua atenção de forma sedutora, por meio de tecnologias como os computadores, videogames a televisão e etc. Isso causa o distanciamento do mundo leitor, além da precariedade no vocabulário e baixa produção textual. Os métodos empregados foram pesquisas bibliográficas, como por exemplo, a obra “A importância do ato de ler”, de Paulo Freire (1989), e também a obra “Português- Linguagem e Interação”, de Sonzângela Mata (2009). Realizou-se, além disso, uma pesquisa de campo na Instituição de Ensino Fundamental I, Marina Ximenes Frota na localidade de Martinópole, Ceará- Brasil foi composto de entrevistas com os professores e alunos, na busca de compreender quais as estratégias que os docentes utilizam para estimular o gosto pela leitura e o favorecimento da cultura de estudo para a formação de cidadãos críticos e autônomos para atuar na sociedade, e entender como se dá o processo de uma leitura significativa e sua compreensão. Após os levantamos dos dados notamos que os alunos em questão se mostram empenhados, dedicados, com sede na leitura e sabendo sua função social para a vida, porém, os mesmo não recebem o incentivo familiar, os professores são participativos no incentivo a leitura, relataram que trabalham com projetos e alforje de leituras para a formação social dos alunos.