O trabalho tem como objetivo apresentar resultados preliminares sobre uma pesquisa a respeito da atuação docente frente as temáticas de Gênero e Diversidade Sexual na Escola Estadual do Município de Novo Oriente – Ce. Utilizando como elemento base os normativos educacionais como a Constituição Federal – CF; Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB; e o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e autores como Costa (2008), Minayo (2003), Lakatos & Marconi (1982), Louro (1997) que vem somar com o estudo em construção. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que objetiva compreender as contradições que circundam as Instituições de Ensino em relação a materialização do trabalho docente, que em muitos casos, não dialogam de forma positiva conforme os subsídios da política de educação com base no exercício profissional. Os resultados apontam à reflexão em construção sobre estigmas das relações de gênero no âmbito educacional. Concluímos a análise ressaltando que a educação de gênero e diversidade sexual é um caminho eficaz para suscitar debates em torno da negatividade, do preconceito sexual e que relações de poder em sociedade possam ser reexaminadas como decorrência de um país mais harmonioso socialmente pelo viés da educação social.