EFEITO DE OFICINAS EDUCATIVAS NOS PARÂMETROS CLÍNICOS DOS PACIENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 2
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49771 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 332 "inscrito_id" => 566 "titulo" => "EFEITO DE OFICINAS EDUCATIVAS NOS PARÂMETROS CLÍNICOS DOS PACIENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 2" "resumo" => "INTRODUÇÃO: O Diabetes Mellitus Tipo 2 (DM2) é uma doença de caráter metabólico, caracterizada por hiperglicemia resultante de defeitos de secreção e/ou ação da insulina. O processo educativo em DM2 traz efeitos favoráveis, uma vez que os pacientes obtêm tratamento eficiente, apoio ao autocuidado, podendo apresentar melhoria no perfil glicêmico, na prevenção e no controle das complicações agudas e crônicas. OBJETIVO: Analisar as mudanças ocorridas nos parâmetros clínicos dos pacientes com DM2 após participarem de oficinas educativas. METODOLOGIA: Estudo quase-experimental, com grupo único, antes e depois, realizado de março de 2015 a julho de 2016, em duas unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF) do município de Picos-Piauí-Brasil. A amostra foi composta por 55 pacientes. Os critérios de inclusão foram: ter diagnóstico médico de diabetes mellitus tipo 2, há no mínimo 6 meses e idade entre 30 a 69 anos. Critérios de exclusão: aqueles com dificuldade aparante que inviabilizem a comunicação e as respostas ao instrumento e os que não tiverem condições de terem suas medidas antropométricas mensuradas. Foram realizadas 3 oficinas educativas, semanalmente e com duração de 60 minutos, com grupos de até 15 participantes. Os pacientes foram reavaliados um mês após o término das intervenções. Os dados foram coletados por intermédio de um formulário e a análise de dados foi feita no programa estatístico SPSS versão 20.0. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará (UECE), CAAE: 52656816.7.0000.5534. RESULTADOS: Dos 55 participantes, 35 (63,5%) eram mulheres, com média de idade de 59,29 ± 9,1 anos. Antes das oficinas, 40(72,7) apresentavam hiperglicemia, 13(23,6) estava com pressão arterial sistólica (PAS) indicando hipertensão arterial sistêmica grau I (HAS I), 10(18,2) com pressão arterial diastólica (PAD) limítrofe, 7 (12,7) dos pacientes com idade inferior a 60 anos estava com sobrepeso, 30 (54,5) com idade ≥ 60 anos indicando baixo peso, quanto a circunferência abdominal (CA) do sexo masculino 9(16,38) estava com valores >102 cm e quanto a CA sexo feminino, 21(38,16) com valor >88 cm. Após as oficinas, 34(61,8) dos participantes continuavam hiperglicêmicos, 32(58,2) alcançaram PAS ótima, 43(78,2) conseguiram PAD ótima, o IMC dos pacientes com idade inferior a 60 anos continuou elevado indicando sobrepeso, já o IMC dos que tinham idade ≥ 60 anos, 16 (29,0) conseguiram alcançar peso normal, quanto a CA do sexo masculino 6(10,92) continuaram com valores >102 cm e a CA do sexo feminino permaneceu inalterada, todos os valores verificados antes e depois das oficinas, apresentaram melhora, mesmo essa melhora sendo discreta. CONCLUSÃO: As intervenções educativas apresentaram efeito positivo na redução dos parâmetros clínicos dos pacientes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ENFERMAGEM" "palavra_chave" => "DIABETES MELLITUS, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ENFERMAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA124_ID566_11092017164358.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NÁDYA DOS SANTOS MOURA" "autor_nome_curto" => "NÁDYA SANTOS" "autor_email" => "nadyasantosm@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49771 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 332 "inscrito_id" => 566 "titulo" => "EFEITO DE OFICINAS EDUCATIVAS NOS PARÂMETROS CLÍNICOS DOS PACIENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 2" "resumo" => "INTRODUÇÃO: O Diabetes Mellitus Tipo 2 (DM2) é uma doença de caráter metabólico, caracterizada por hiperglicemia resultante de defeitos de secreção e/ou ação da insulina. O processo educativo em DM2 traz efeitos favoráveis, uma vez que os pacientes obtêm tratamento eficiente, apoio ao autocuidado, podendo apresentar melhoria no perfil glicêmico, na prevenção e no controle das complicações agudas e crônicas. OBJETIVO: Analisar as mudanças ocorridas nos parâmetros clínicos dos pacientes com DM2 após participarem de oficinas educativas. METODOLOGIA: Estudo quase-experimental, com grupo único, antes e depois, realizado de março de 2015 a julho de 2016, em duas unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF) do município de Picos-Piauí-Brasil. A amostra foi composta por 55 pacientes. Os critérios de inclusão foram: ter diagnóstico médico de diabetes mellitus tipo 2, há no mínimo 6 meses e idade entre 30 a 69 anos. Critérios de exclusão: aqueles com dificuldade aparante que inviabilizem a comunicação e as respostas ao instrumento e os que não tiverem condições de terem suas medidas antropométricas mensuradas. Foram realizadas 3 oficinas educativas, semanalmente e com duração de 60 minutos, com grupos de até 15 participantes. Os pacientes foram reavaliados um mês após o término das intervenções. Os dados foram coletados por intermédio de um formulário e a análise de dados foi feita no programa estatístico SPSS versão 20.0. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará (UECE), CAAE: 52656816.7.0000.5534. RESULTADOS: Dos 55 participantes, 35 (63,5%) eram mulheres, com média de idade de 59,29 ± 9,1 anos. Antes das oficinas, 40(72,7) apresentavam hiperglicemia, 13(23,6) estava com pressão arterial sistólica (PAS) indicando hipertensão arterial sistêmica grau I (HAS I), 10(18,2) com pressão arterial diastólica (PAD) limítrofe, 7 (12,7) dos pacientes com idade inferior a 60 anos estava com sobrepeso, 30 (54,5) com idade ≥ 60 anos indicando baixo peso, quanto a circunferência abdominal (CA) do sexo masculino 9(16,38) estava com valores >102 cm e quanto a CA sexo feminino, 21(38,16) com valor >88 cm. Após as oficinas, 34(61,8) dos participantes continuavam hiperglicêmicos, 32(58,2) alcançaram PAS ótima, 43(78,2) conseguiram PAD ótima, o IMC dos pacientes com idade inferior a 60 anos continuou elevado indicando sobrepeso, já o IMC dos que tinham idade ≥ 60 anos, 16 (29,0) conseguiram alcançar peso normal, quanto a CA do sexo masculino 6(10,92) continuaram com valores >102 cm e a CA do sexo feminino permaneceu inalterada, todos os valores verificados antes e depois das oficinas, apresentaram melhora, mesmo essa melhora sendo discreta. CONCLUSÃO: As intervenções educativas apresentaram efeito positivo na redução dos parâmetros clínicos dos pacientes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ENFERMAGEM" "palavra_chave" => "DIABETES MELLITUS, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ENFERMAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA124_ID566_11092017164358.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NÁDYA DOS SANTOS MOURA" "autor_nome_curto" => "NÁDYA SANTOS" "autor_email" => "nadyasantosm@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }