ENSINAR E APRENDER SOBRE CIÊNCIAS: REFLEXÕES A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49782 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 625 "inscrito_id" => 1229 "titulo" => "ENSINAR E APRENDER SOBRE CIÊNCIAS: REFLEXÕES A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O estágio supervisionado enquanto espaço de formação de professores representa um ambiente fecundo à reflexão e discussão dos saberes e sentidos desenvolvidos no ambiente escolar pelo professor aprendiz. Visando contribuir com o entendimento deste tema, o referido trabalho discute, e faz reflexões, acerca do Estágio Supervisionado no processo de apropriação e construção dos saberes docentes necessários ao ensino de Ciências nas séries finais do ensino fundamental. Para tanto, a pesquisa de abordagem qualitativa, teve como fonte para coleta dos dados, a análise dos diários de campo reflexivos, instrumento construído durante a disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental – obrigatória no currículo do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FACEDI – em que se experienciou situações de observação, planejamento e regências de aulas com turmas de 9º ano. A partir de tais experiências, foi possível compreender as vivências disponibilizadas no universo da escola, e a partir delas pensar sobre o antagonismo de sentimentos, protagonizado no exercício das primeiras experiências docentes; perceber a necessidade de aplicação de recursos e estratégias metodológicas, que favoreçam a mediação e a apreensão dos conteúdos trabalhados; e ainda, a importância do planejamento pedagógico, processo didático de relevância, pois norteia o trabalho docente no alcance dos objetivos pretendidos. O enfrentamento desses momentos contribui para a constituição de um professor reflexivo, com isso, proporcionando um aprimoramento de sua atuação pedagógica e reverberando na construção de uma identidade docente articulada as experiências que o ambiente fornece. Dessa forma, tais observações nos levaram a conceber o Estágio Supervisionado, como espaço de interação e construção de conhecimentos teórico-práticos por oportunizar vivências e ajudar a compreendê-las a luz da teoria, neste movimento de construção de saberes, que as concepções e perspectivas de atuação são (re)construídas em um processo de apropriação destes espaços e afazeres." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO PROFESSORES, PROFESSOR REFLEXIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA6_ID1229_14092017103621.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO ALVES SANTOS" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO ALVES" "autor_email" => "fabier.santos@aluno.uece." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49782 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 625 "inscrito_id" => 1229 "titulo" => "ENSINAR E APRENDER SOBRE CIÊNCIAS: REFLEXÕES A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O estágio supervisionado enquanto espaço de formação de professores representa um ambiente fecundo à reflexão e discussão dos saberes e sentidos desenvolvidos no ambiente escolar pelo professor aprendiz. Visando contribuir com o entendimento deste tema, o referido trabalho discute, e faz reflexões, acerca do Estágio Supervisionado no processo de apropriação e construção dos saberes docentes necessários ao ensino de Ciências nas séries finais do ensino fundamental. Para tanto, a pesquisa de abordagem qualitativa, teve como fonte para coleta dos dados, a análise dos diários de campo reflexivos, instrumento construído durante a disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental – obrigatória no currículo do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FACEDI – em que se experienciou situações de observação, planejamento e regências de aulas com turmas de 9º ano. A partir de tais experiências, foi possível compreender as vivências disponibilizadas no universo da escola, e a partir delas pensar sobre o antagonismo de sentimentos, protagonizado no exercício das primeiras experiências docentes; perceber a necessidade de aplicação de recursos e estratégias metodológicas, que favoreçam a mediação e a apreensão dos conteúdos trabalhados; e ainda, a importância do planejamento pedagógico, processo didático de relevância, pois norteia o trabalho docente no alcance dos objetivos pretendidos. O enfrentamento desses momentos contribui para a constituição de um professor reflexivo, com isso, proporcionando um aprimoramento de sua atuação pedagógica e reverberando na construção de uma identidade docente articulada as experiências que o ambiente fornece. Dessa forma, tais observações nos levaram a conceber o Estágio Supervisionado, como espaço de interação e construção de conhecimentos teórico-práticos por oportunizar vivências e ajudar a compreendê-las a luz da teoria, neste movimento de construção de saberes, que as concepções e perspectivas de atuação são (re)construídas em um processo de apropriação destes espaços e afazeres." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO PROFESSORES, PROFESSOR REFLEXIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA6_ID1229_14092017103621.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO ALVES SANTOS" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO ALVES" "autor_email" => "fabier.santos@aluno.uece." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }