REFLETINDO SOBRE O PAPEL DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 50127 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 214 "inscrito_id" => 460 "titulo" => "REFLETINDO SOBRE O PAPEL DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL" "resumo" => "Este trabalho tem como escopo conhecer e refletir acerca do papel do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em uma escola pública do Município de Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza, bem como compreender como, na prática pedagógica, realmente ocorre o processo ensino-aprendizagem de um aluno com deficiência intelectual. Diante disso, esta pesquisa busca assegurar, mesmo que em uma visão particular, o processo de gestão e de inclusão da instituição. Para o percurso metodológico utilizamos uma análise teórico-bibliográfica, além da pesquisa de campo e entrevistas semiestruturada tanto com a professora do AEE quanto com a da sala de aula. A deficiência intelectual é um termo que se usa quando uma pessoa apresenta certas limitações no seu funcionamento mental e no desempenho de tarefas como as de comunicação, cuidado pessoal e de relacionamento social. Estas limitações provocam uma maior lentidão na aprendizagem e no desenvolvimento dessas pessoas. Na maioria das vezes, as crianças podem precisar de mais tempo para aprender a falar, a caminhar e a aprender noções de autocuidado e autonomia. É natural que enfrentem dificuldades na escola. No entanto, aprenderão, mas necessitarão de mais tempo. É possível que algumas crianças não consigam aprender algumas coisas como qualquer pessoa que também não consegue aprender tudo. Com base na discussão desenvolvida neste trabalho e pautada nos dados colhidos nas entrevistas, destacamos que alunos com deficiência intelectual são capazes de se apropriar, através da mediação pedagógica, não somente dos conhecimentos relativos à aprendizagem da língua escrita, mas também das estratégias utilizadas pelo mediador, seja ele o profissional do AEE, da sala de aula ou os familiares. Por fim, cabe salientar que há um avanço no tocante à política de inclusão, os números de alunos matriculados nas escolas também vêm aumentando e isso é reflexo do trabalho desenvolvido nas instituições. Desse modo, os resultados apresentados confirmam a relevância e necessidade para futuras pesquisas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, EDUCAÇÃO ESPECIAL, DEFICIÊNCIA INTELECTUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID460_07092017155140.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SCARLETT OHARA COSTA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "SCARLETT" "autor_email" => "scarlettoharacc@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 50127 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 214 "inscrito_id" => 460 "titulo" => "REFLETINDO SOBRE O PAPEL DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL" "resumo" => "Este trabalho tem como escopo conhecer e refletir acerca do papel do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em uma escola pública do Município de Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza, bem como compreender como, na prática pedagógica, realmente ocorre o processo ensino-aprendizagem de um aluno com deficiência intelectual. Diante disso, esta pesquisa busca assegurar, mesmo que em uma visão particular, o processo de gestão e de inclusão da instituição. Para o percurso metodológico utilizamos uma análise teórico-bibliográfica, além da pesquisa de campo e entrevistas semiestruturada tanto com a professora do AEE quanto com a da sala de aula. A deficiência intelectual é um termo que se usa quando uma pessoa apresenta certas limitações no seu funcionamento mental e no desempenho de tarefas como as de comunicação, cuidado pessoal e de relacionamento social. Estas limitações provocam uma maior lentidão na aprendizagem e no desenvolvimento dessas pessoas. Na maioria das vezes, as crianças podem precisar de mais tempo para aprender a falar, a caminhar e a aprender noções de autocuidado e autonomia. É natural que enfrentem dificuldades na escola. No entanto, aprenderão, mas necessitarão de mais tempo. É possível que algumas crianças não consigam aprender algumas coisas como qualquer pessoa que também não consegue aprender tudo. Com base na discussão desenvolvida neste trabalho e pautada nos dados colhidos nas entrevistas, destacamos que alunos com deficiência intelectual são capazes de se apropriar, através da mediação pedagógica, não somente dos conhecimentos relativos à aprendizagem da língua escrita, mas também das estratégias utilizadas pelo mediador, seja ele o profissional do AEE, da sala de aula ou os familiares. Por fim, cabe salientar que há um avanço no tocante à política de inclusão, os números de alunos matriculados nas escolas também vêm aumentando e isso é reflexo do trabalho desenvolvido nas instituições. Desse modo, os resultados apresentados confirmam a relevância e necessidade para futuras pesquisas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, EDUCAÇÃO ESPECIAL, DEFICIÊNCIA INTELECTUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID460_07092017155140.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SCARLETT OHARA COSTA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "SCARLETT" "autor_email" => "scarlettoharacc@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }