ENTRE DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES: O PAPEL DO PIBID NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DOS PROFESSORES SUPERVISORES
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49789 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 422 "inscrito_id" => 1238 "titulo" => "ENTRE DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES: O PAPEL DO PIBID NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DOS PROFESSORES SUPERVISORES" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar e refletir sobre as contribuições da inserção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência (PIBID) do curso de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE) no espaço escolar para a formação contínua dos professores supervisores que estão vinculados ao programa. A pesquisa utilizou a abordagem qualitativa e com caráter de pesquisa de campo, portanto a coleta de dados foi realizada a partir de um questionário estruturado com sete questões subjetivas aplicadas para os professores supervisores do PIBID de diferentes escolas públicas estaduais da cidade de Fortaleza/CE, Brasil. Os dados apresentados revelam que o programa promove a parceria entre a Educação Superior e a Educação Básica, uma vez que proporciona uma experiência rica em aprendizagens e novidades aos professores supervisores, pois estes estão frequentemente acompanhados de bolsistas universitários que os atualizam de conteúdos, de práticas didáticas e até de encontros/congressos/conferências relacionados á educação e á biologia, fornecendo um novo olhar para as vivências que permeiam o contexto e o âmbito escolar, assim como a revalorização/ressignificação sobre o que é e como é ser, agir e pensar como um professor, possibilitando uma atuação docente mais investigativa e criativa, proporcionando, portanto, a procura pela inovação na prática pedagógica do professor supervisor, tirando-o propositalmente de sua zona de conforto para que o mesmo possa refletir e ponderar sobre sua prática docente de acordo com o movimento dialógico de ação/reflexão/ação que lhe é exigida nesse desafio que é ser um profissional da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO CONTÍNUA, PRÁTICA DOCENTE INVESTIGATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA33_ID1238_12092017114415.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISIS BENEVIDES MAIA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "ISIS BENEVIDES" "autor_email" => "isisbenevides@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49789 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 422 "inscrito_id" => 1238 "titulo" => "ENTRE DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES: O PAPEL DO PIBID NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DOS PROFESSORES SUPERVISORES" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar e refletir sobre as contribuições da inserção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência (PIBID) do curso de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE) no espaço escolar para a formação contínua dos professores supervisores que estão vinculados ao programa. A pesquisa utilizou a abordagem qualitativa e com caráter de pesquisa de campo, portanto a coleta de dados foi realizada a partir de um questionário estruturado com sete questões subjetivas aplicadas para os professores supervisores do PIBID de diferentes escolas públicas estaduais da cidade de Fortaleza/CE, Brasil. Os dados apresentados revelam que o programa promove a parceria entre a Educação Superior e a Educação Básica, uma vez que proporciona uma experiência rica em aprendizagens e novidades aos professores supervisores, pois estes estão frequentemente acompanhados de bolsistas universitários que os atualizam de conteúdos, de práticas didáticas e até de encontros/congressos/conferências relacionados á educação e á biologia, fornecendo um novo olhar para as vivências que permeiam o contexto e o âmbito escolar, assim como a revalorização/ressignificação sobre o que é e como é ser, agir e pensar como um professor, possibilitando uma atuação docente mais investigativa e criativa, proporcionando, portanto, a procura pela inovação na prática pedagógica do professor supervisor, tirando-o propositalmente de sua zona de conforto para que o mesmo possa refletir e ponderar sobre sua prática docente de acordo com o movimento dialógico de ação/reflexão/ação que lhe é exigida nesse desafio que é ser um profissional da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO CONTÍNUA, PRÁTICA DOCENTE INVESTIGATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA33_ID1238_12092017114415.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISIS BENEVIDES MAIA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "ISIS BENEVIDES" "autor_email" => "isisbenevides@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }