FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES: INTEGRAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49849 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 595 "inscrito_id" => 902 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES: INTEGRAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA" "resumo" => "Atualmente as tecnologias vêm sendo utilizadas para diversas finalidades, tornando-se uma necessidade em diversos setores. Entretanto, ainda há uma barreira entre o avanço tecnológico e as metodologias de ensino utilizadas nas escolas. A integração de ferramentas digitais no sistema educacional vem sendo defendida por diversos autores, apesar disso, a maioria dos docentes ainda não usufrui destes recursos, pois se sentem inseguros e despreparados. A narrativa explicita as percepções sobre um curso de formação continuada para professores de Matemática e Física da Educação Básica, denominado “Integrando a Física e a Matemática no Ensino Médio por meio de recursos tecnológicos”, que teve como objetivo a popularização da utilização de computadores e tablets como apoio pedagógico. Esta ação ocorreu uma vez, a cada mês, na Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, totalizando 40 horas de formação, finalizado em 2016. Nos encontros, foram problematizadas e exploradas atividades desenvolvidas com o auxílio de aplicativos e softwares físicos e matemáticos. As discussões, destes momentos, foram gravadas e posteriormente transcritas. Os participantes ainda responderam a questionários sobre suas experiências com o uso de tecnologias educacionais. Estes foram constantemente instigados a experienciar as atividades desenvolvidas no curso com seus alunos, sendo que algumas destas práticas nas escolas foram acompanhadas pelo grupo de pesquisa. A metodologia de cunho qualitativa pode ser caracterizada como pesquisa-ação. Os resultados apontaram que os professores se sentiram mais seguros na utilização das ferramentas digitais; relataram que as aulas se tornaram mais dinâmicas através destas, e que trouxeram significativa melhoria para o ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "MATEMÁTICA / PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TECNOLOGIAS, MATEMÁTICA, FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA38_ID902_13092017154320.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIZA BETANIA HALMENSCHLAGER" "autor_nome_curto" => "RAIZA " "autor_email" => "raiza.betania@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES (UNIVATES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49849 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 595 "inscrito_id" => 902 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES: INTEGRAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA" "resumo" => "Atualmente as tecnologias vêm sendo utilizadas para diversas finalidades, tornando-se uma necessidade em diversos setores. Entretanto, ainda há uma barreira entre o avanço tecnológico e as metodologias de ensino utilizadas nas escolas. A integração de ferramentas digitais no sistema educacional vem sendo defendida por diversos autores, apesar disso, a maioria dos docentes ainda não usufrui destes recursos, pois se sentem inseguros e despreparados. A narrativa explicita as percepções sobre um curso de formação continuada para professores de Matemática e Física da Educação Básica, denominado “Integrando a Física e a Matemática no Ensino Médio por meio de recursos tecnológicos”, que teve como objetivo a popularização da utilização de computadores e tablets como apoio pedagógico. Esta ação ocorreu uma vez, a cada mês, na Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, totalizando 40 horas de formação, finalizado em 2016. Nos encontros, foram problematizadas e exploradas atividades desenvolvidas com o auxílio de aplicativos e softwares físicos e matemáticos. As discussões, destes momentos, foram gravadas e posteriormente transcritas. Os participantes ainda responderam a questionários sobre suas experiências com o uso de tecnologias educacionais. Estes foram constantemente instigados a experienciar as atividades desenvolvidas no curso com seus alunos, sendo que algumas destas práticas nas escolas foram acompanhadas pelo grupo de pesquisa. A metodologia de cunho qualitativa pode ser caracterizada como pesquisa-ação. Os resultados apontaram que os professores se sentiram mais seguros na utilização das ferramentas digitais; relataram que as aulas se tornaram mais dinâmicas através destas, e que trouxeram significativa melhoria para o ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "MATEMÁTICA / PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TECNOLOGIAS, MATEMÁTICA, FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA38_ID902_13092017154320.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIZA BETANIA HALMENSCHLAGER" "autor_nome_curto" => "RAIZA " "autor_email" => "raiza.betania@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES (UNIVATES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }