PRÁTICA PEDAGÓGICA NA SALA DE AULA: A CAIXA MÁGICA COMO INSTRUMENTO POTENCIALIZADOR DA ORALIDADE.
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 50084 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 842 "inscrito_id" => 434 "titulo" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA NA SALA DE AULA: A CAIXA MÁGICA COMO INSTRUMENTO POTENCIALIZADOR DA ORALIDADE." "resumo" => "A conquista da linguagem caracteriza-se como um processo de relação com o pensamento, na qual a criança se expressa através da oralidade. Atualmente tem se discutido sobre as contribuições da leitura e da escrita nos ambientes de ensino, principalmente, pela escola assumir o compromisso com a sociedade em formar cidadãos aptos para viver e interagir em um mundo letrado. Porém, em nossas leituras e pesquisas, como estudantes de pedagogia percebemos que o eixo oralidade ainda é pouco trabalhado nas instituições de ensino. É necessário que tenhamos a percepção de que seria interessante que a escola incentivasse de forma mais ampla a linguagem oral na criança. Face ao exposto, esta pesquisa tem por objetivo apresentar práticas pedagógicas possíveis para o incentivo da oralidade no primeiro ano do Ensino Fundamental I, tendo o objetivo específico trabalhar a oralidade, através da construção narrativa de uma história. Este estudo é de natureza qualitativa, bibliográfica e de campo, e nossa intervenção ocorreu em uma escola localizada no bairro Moura Brasil, no município de Fortaleza - Ceará. Tivemos como lócus de pesquisa a turma do 1º Ano do Ensino Fundamental. Realizamos uma contação de história com os alunos da turma, no qual eles teriam que se expressar a partir de objetos retirados da “Caixa Mágica”, onde tivemos como objetivo trabalhar a oralidade, desenvolvendo com as crianças a construção narrativa de uma história. A partir da pesquisa realizada o interesse pelo assunto foi impulsionado, assim como a realização de estudos que justificassem os momentos vivenciados na escola. Diante disso percebemos a oralidade como um processo importante na educação, principalmente, nos primeiros anos de escolarização. Percebemos também as possibilidades de relacionar a teoria e a prática ainda em processo formativo inicial é essencial para entendermos enquanto educandos e futuros educadores o que concerne a “escola”, quais seus dilemas e contribuições. Entendemos que mesmo o “sentido” de ser escola é inerente a qualquer instituição, o espaço escolar modifica-se com as pessoas que ali estão inseridas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "ORALIDADE, PRÁTICA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA33_ID434_15092017200853.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA CUNHA CASTRO" "autor_nome_curto" => "MARIANA CUNHA" "autor_email" => "mariana.cunha@aluno.uece." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 50084 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 842 "inscrito_id" => 434 "titulo" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA NA SALA DE AULA: A CAIXA MÁGICA COMO INSTRUMENTO POTENCIALIZADOR DA ORALIDADE." "resumo" => "A conquista da linguagem caracteriza-se como um processo de relação com o pensamento, na qual a criança se expressa através da oralidade. Atualmente tem se discutido sobre as contribuições da leitura e da escrita nos ambientes de ensino, principalmente, pela escola assumir o compromisso com a sociedade em formar cidadãos aptos para viver e interagir em um mundo letrado. Porém, em nossas leituras e pesquisas, como estudantes de pedagogia percebemos que o eixo oralidade ainda é pouco trabalhado nas instituições de ensino. É necessário que tenhamos a percepção de que seria interessante que a escola incentivasse de forma mais ampla a linguagem oral na criança. Face ao exposto, esta pesquisa tem por objetivo apresentar práticas pedagógicas possíveis para o incentivo da oralidade no primeiro ano do Ensino Fundamental I, tendo o objetivo específico trabalhar a oralidade, através da construção narrativa de uma história. Este estudo é de natureza qualitativa, bibliográfica e de campo, e nossa intervenção ocorreu em uma escola localizada no bairro Moura Brasil, no município de Fortaleza - Ceará. Tivemos como lócus de pesquisa a turma do 1º Ano do Ensino Fundamental. Realizamos uma contação de história com os alunos da turma, no qual eles teriam que se expressar a partir de objetos retirados da “Caixa Mágica”, onde tivemos como objetivo trabalhar a oralidade, desenvolvendo com as crianças a construção narrativa de uma história. A partir da pesquisa realizada o interesse pelo assunto foi impulsionado, assim como a realização de estudos que justificassem os momentos vivenciados na escola. Diante disso percebemos a oralidade como um processo importante na educação, principalmente, nos primeiros anos de escolarização. Percebemos também as possibilidades de relacionar a teoria e a prática ainda em processo formativo inicial é essencial para entendermos enquanto educandos e futuros educadores o que concerne a “escola”, quais seus dilemas e contribuições. Entendemos que mesmo o “sentido” de ser escola é inerente a qualquer instituição, o espaço escolar modifica-se com as pessoas que ali estão inseridas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "ORALIDADE, PRÁTICA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA33_ID434_15092017200853.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA CUNHA CASTRO" "autor_nome_curto" => "MARIANA CUNHA" "autor_email" => "mariana.cunha@aluno.uece." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }