O LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CASO DAS NOÇÕES DE ÁREA E PERÍMETRO NOS ANOS INICIAIS
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49989 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 557 "inscrito_id" => 202 "titulo" => "O LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CASO DAS NOÇÕES DE ÁREA E PERÍMETRO NOS ANOS INICIAIS" "resumo" => "O presente texto tem como objetivo relatar a experiência com alunos do curso de graduação com formação voltada para atuação da docência nos iniciais do ensino fundamental chamado de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde foram realizadas atividades inseridas em um contexto de um Laboratório de Educação Matemática, localizado no Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA. A pesquisa foi elaborada no primeiro semestre de 2017 com alunos do 3º semestre desta licenciatura integrada. As atividades aqui relatadas trouxeram como objetivo destacar algumas compreensões a respeito sobre os conceitos de área e perímetro para serem abordadas nos anos iniciais, elaboradas pelo laboratório e realizada com esses professores em formação inicial, ressaltando e evidenciando a importância do Laboratório de Educação Matemática na formação inicial de professores que irão atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental, mostrando caminhos a fim de auxiliarem esses futuros professores nas suas escolhas durante o processo de ensino e aprendizagem da matemática, pautados nas situações adidáticas da Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau. Com o trabalho percebemos que o uso de materiais concretos pode inferir de maneira proveitosa e relevante no aprendizado dos discentes no que diz respeito a futuras práticas docentes quanto forem atuar nos anos iniciais. Não tivemos como intenção inferir sobre a escolha do método de ensino, muito menos levantar a hipótese de um método melhor que outro e sim revelar com este projeto que existem diversos caminhos que podem contribuir para o Ensino de Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA144_ID202_12092017221055.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELLINGTON EVANGELISTA DUARTE" "autor_nome_curto" => "WELLINGTON" "autor_email" => "wellduarte90@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49989 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 557 "inscrito_id" => 202 "titulo" => "O LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CASO DAS NOÇÕES DE ÁREA E PERÍMETRO NOS ANOS INICIAIS" "resumo" => "O presente texto tem como objetivo relatar a experiência com alunos do curso de graduação com formação voltada para atuação da docência nos iniciais do ensino fundamental chamado de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde foram realizadas atividades inseridas em um contexto de um Laboratório de Educação Matemática, localizado no Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA. A pesquisa foi elaborada no primeiro semestre de 2017 com alunos do 3º semestre desta licenciatura integrada. As atividades aqui relatadas trouxeram como objetivo destacar algumas compreensões a respeito sobre os conceitos de área e perímetro para serem abordadas nos anos iniciais, elaboradas pelo laboratório e realizada com esses professores em formação inicial, ressaltando e evidenciando a importância do Laboratório de Educação Matemática na formação inicial de professores que irão atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental, mostrando caminhos a fim de auxiliarem esses futuros professores nas suas escolhas durante o processo de ensino e aprendizagem da matemática, pautados nas situações adidáticas da Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau. Com o trabalho percebemos que o uso de materiais concretos pode inferir de maneira proveitosa e relevante no aprendizado dos discentes no que diz respeito a futuras práticas docentes quanto forem atuar nos anos iniciais. Não tivemos como intenção inferir sobre a escolha do método de ensino, muito menos levantar a hipótese de um método melhor que outro e sim revelar com este projeto que existem diversos caminhos que podem contribuir para o Ensino de Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA144_ID202_12092017221055.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELLINGTON EVANGELISTA DUARTE" "autor_nome_curto" => "WELLINGTON" "autor_email" => "wellduarte90@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }